O BNDES nas visões de liberalismo e do republicanismo neorromano de Philip Pettit

Autores

  • Déborah de Meira Málaque
  • Marcos Antonio Striquer Soares Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1980-511X.2020v15n1p26

Palavras-chave:

BNDES. Liberalismo. Republicanismo. Philip Pettit. Interesse Público.

Resumo

Esta pesquisa pretendeu analisar o comportamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, a partir de duas concepções doutrinárias que se destacam: o liberalismo e o republicanismo. Tais correntes de pensamento apresentam abordagens distintas no que tange ao conceito de liberdade, e suas apresentações trazem contribuições importantes para o estudo daquele Banco Público. Especialmente no que se refere ao republicanismo, o chamado republicanismo neorromano será objeto de maior estudo, especialmente o desenvolvimento doutrinário de Philip Pettit e suas premissas para a construção de uma democracia contestatória. Para tanto, optou-se pela utilização do método de abordagem dedutivo, onde por meio dos conceitos gerais, serão feitas aplicações concretas no comportamento do BNDES. Alguns pontos se destacaram na conclusão da pesquisa: a) verificou-se a ausência de um planejamento estatal voltado ao desenvolvimento nacional, b) carência de ações transparentes e de publicidade nos motivos que culminaram com a concessão de investimentos e empréstimos; c) estão presentes alguns fatores que revelam a presença de arbitrariedades e de dominação estatal para com o cidadão, tornando-se imprescindível a mudança no direcionamento da conduta do Banco Público para que o particular tenha condições de contestar as ações que divergem do interesse público.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Déborah de Meira Málaque

Mestra em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina, pós graduada em Direito e Processo do Trabalho, advogada.

Marcos Antonio Striquer Soares, Universidade Estadual de Londrina

Mestre e doutor em Direito do Estado/Direito Constitucional pela PUC/SP, Professor no mestrado em Direito Negocial da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2020-08-31

Como Citar

Málaque, D. de M., & Striquer Soares, M. A. (2020). O BNDES nas visões de liberalismo e do republicanismo neorromano de Philip Pettit. Revista Do Direito Público, 15(1), 26–45. https://doi.org/10.5433/1980-511X.2020v15n1p26

Edição

Seção

Artigos