Estado, surveillance e risco: caminhos tortuosos em tempos de relativização da democracia na esteira da tecnologia

Autores

  • Carlos Alexandre Michaello Marques Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
  • Leonel Severo Rocha Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS http://orcid.org/0000-0002-6971-1412

DOI:

https://doi.org/10.5433/1980-511X.2019v14n2p68

Palavras-chave:

Estado. Surveillance. Risco.

Resumo

O presente trabalho pretende demonstrar a atualidade e a importância do debate das crises do Estado para Teoria do Estado, bem como o enfrentamento teórico das bases da estatalidade. Ademais, foram abordadas temáticas indispensáveis à compreensão do Estado, como a Modernidade (Sólida e Líquida), a Globalização e suas consequências e o Capitalismo e o diálogo com os poderes públicos e privados. Diante do cenário posto, se avançou no tocante ao fenômeno da Surveillance e a incapacidade do Estado de compreender suas dimensões. No mesmo sentido, se buscou esclarecer as relações entre Risco e Tecnologia, para assim compreender como os fluxos globais escapam da regulação do Estado territorializado. Por fim, se discutiu os efeitos à democracia e qual o lugar/papel da mesma na reconstrução de um cenário pós-crise. A pesquisa se utilizou da técnica de pesquisa bibliográfica e documental.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carlos Alexandre Michaello Marques, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Doutorando e Mestre em Direito Público (2014) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Pesquisador do Grupo Transdisciplinar de Pesquisa Jurídica para Sustentabilidade - GTJUS (CNPq) da Faculdade de Direito - FADIR da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Leonel Severo Rocha, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Doutor pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales de Paris (1989) com Pós-doutorado em Sociologia do Direito pela Universita degli Studi di Lecce. Professor Titular do Programa de Pós-graduação em Direito (Mestrado e Doutorado) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos .

Downloads

Publicado

2019-08-31

Como Citar

Michaello Marques, C. A., & Rocha, L. S. (2019). Estado, surveillance e risco: caminhos tortuosos em tempos de relativização da democracia na esteira da tecnologia. Revista Do Direito Público, 14(2), 68–90. https://doi.org/10.5433/1980-511X.2019v14n2p68

Edição

Seção

Artigos