Autismo, cidadania e políticas públicas: as contadições entre igualdade formal e igualdade material

Autores

  • Marli Marlene Moraes da Costa Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC http://orcid.org/0000-0003-4003-6297
  • Paula Vanessa Fernandes Universidade Regional Integrada do Alto do Uruguai e das Missões

DOI:

https://doi.org/10.5433/1980-511X.2018v13n2p195

Palavras-chave:

Autismo. Cidadania. Igualdade. Poder Público. Políticas Públicas.

Resumo

No Estado do Rio Grande do Sul existem aproximadamente 70.045 mil pessoas com transtorno do espectro autista, muitas das quais dependem da implementação de Políticas públicas que permitam alcançar o pleno e efetivo exercício da cidadania. Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo investigar quais são as Políticas públicas destinadas a esse segmento populacional e as implicações que envolvem o Estado na sua implementação. Para tanto, pesquisou-se as Políticas públicas relacionadas às pessoas com o referido transtorno, bem como será demonstrado o descompasso existente entre o que a lei prevê e o que o Estado implementa. O método utilizado é o dedutivo, através do tipo de pesquisa qualitativo descritivo e a técnica utilizada, foi a documental-legal e bibliográfica.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marli Marlene Moraes da Costa, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, com pós-doutoramento em Direito pela Universidade de Burgos - Espanha, com bolsa CAPES. Professora da Graduação e da Pós-Graduação Lato Sensu em Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Professora e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direito - Mestrado e Doutorado da UNISC. Coordenadora do Grupo de Estudos Direito, Cidadania e Políticas Públicas do PPGD da UNISC. Especialista em Direito Privado. Psicóloga com Especialização em Terapia Familiar. Membro do Conselho Consultivo da Rede de Pesquisa em Direitos Humanos e Políticas Públicas. Membro do Conselho Editorial de inúmeras revistas qualificadas no Brasil e no exterior. Membro do Núcleo de Pesquisas Migrações Internacionais e Pesquisa na Região Sul do Brasil - MIPESUL. Autora de livros e artigos em revistas especializadas.

Paula Vanessa Fernandes, Universidade Regional Integrada do Alto do Uruguai e das Missões

Mestre em Direito pela Universidade Regional Integrada do Alto do Uruguai e das Missões - Campus Santo Ângelo (URI), na linha de pesquisa Cidadania e Novas Formas de Solução de Conflitos. Pós-Graduada em Direito Processual Civil e Temas Relevantes de Direito Civil pela Fundação Educacional Machado de Assis (FEMA). Graduada em direito pelo Instituto Cenecista de Ensino Superior Santo Ângelo, 2010 (IESA). Advogada, OAB/RS 85.105. Membro do Grupo de Pesquisa: Direitos de Minorias, Movimentos Sociais e Políticas Públicas, registrado no CNPQ.

Downloads

Publicado

2018-08-31

Como Citar

Costa, M. M. M. da, & Fernandes, P. V. (2018). Autismo, cidadania e políticas públicas: as contadições entre igualdade formal e igualdade material. Revista Do Direito Público, 13(2), 195–229. https://doi.org/10.5433/1980-511X.2018v13n2p195

Edição

Seção

Artigos