Tributação como instrumento de redução das desigualdades no Brasil

Autores

  • Priscila Anselmini Universidade do Rio dos Sinos (UNISINOS/RS)
  • Marciano Buffon Universidade do Rio dos Sinos (UNISINOS/RS)

DOI:

https://doi.org/10.5433/1980-511X.2018v13n1p226

Palavras-chave:

Desigualdade de renda, Capacidade contributiva, Mínimo existencial, Progressividade.

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de demonstrar como a desigualdade de renda e de riqueza podem ser reduzidas através de um sistema tributário mais equânime. A tributação baseada sobre os bens de consumo e serviços aumentam as desigualdades de renda, uma vez que a carga tributária atinge significativamente a parcela da população de classe baixa e média. Os seus efeitos regressivos acarretam problemas na distribuição de renda, bem como no acesso aos direitos básicos do cidadão brasileiro. Assim, no primeiro momento, analisar-se-á como é distribuída a carga tributária brasileira, para que, posteriormente, verifiquem-se os princípios da capacidade contributiva e progressividade dos impostos como instrumentos hábeis e eficazes para a redução da desigualdade de riqueza. Em termos gerais, o artigo aborda a real possiblidade de diminuir a concentração de riqueza e desigualdade de renda através da tributação, isto é, tributar mais o patrimônio e renda, diminuindo a incidência sobre os bens de consumo e serviços, respeitando a capacidade econômica do contribuinte. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Priscila Anselmini, Universidade do Rio dos Sinos (UNISINOS/RS)

Pós-graduanda em Direito Público pela ESMAFE/RS. Advogada na área de  Direito Público Municipal, Empresarial e Civil. Graduada pela Universidade do Rio dos Sinos (UNISINOS/RS), com distinção no Trabalho de Conclusão em Direito Tributário.

Marciano Buffon, Universidade do Rio dos Sinos (UNISINOS/RS)

Doutor em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado/Doutorado) e da graduação na UNISINOS. Advogado na área tributária. 

Downloads

Publicado

2018-04-27

Como Citar

Anselmini, P., & Buffon, M. (2018). Tributação como instrumento de redução das desigualdades no Brasil. Revista Do Direito Público, 13(1), 226–258. https://doi.org/10.5433/1980-511X.2018v13n1p226

Edição

Seção

Artigos