Mediação nos casos de violência contra a mulher

Autores

  • Thays Cristina Carvalho Canezin Universidade Estadual de Londrina
  • Claudete Carvalho Canezin Universidade Estadual de Londrina
  • Rozane da Rosa Cachapuz Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1980-511X.2017v12n1p287

Palavras-chave:

Gênero. Violência. Mulher. Mediação. Solução de conflito.

Resumo

Ao longo dos anos as mulheres têm sofrido vários tipos de violência, sendo que, infelizmente, este cenário perdura até os dias atuais. Assim, analisa a questão do gênero, um conceito formulado pelas Ciências Humanas a fim de explicar como são construídas e de que forma se manifestam as diferenças culturais entre os sexos, e qual a relação com as desigualdades e discriminações que geram a violência contra a mulher, apresentando o instituto da mediação, como meio adequado de pacificação, tendo como objetivo o diálogo entre as partes, essencial nos casos de conflitos domésticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Thays Cristina Carvalho Canezin, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. Especialista em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBE)T. Especialista em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC. Graduada em Direito pela Universidade Filadélfia - UNIFIL. Pesquisadora. Advogada. Professora.

Claudete Carvalho Canezin, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda em Estudos da Linguagem na área de concentração em Linguagem e Significação pela Universidade Estadual de Londrina/UEL. Doutoranda em Direito Civil pela UBA - Universidade de Buenos Aires (2009 cursando). Mestre em Direito Civil pelo Centro Universitário de Maringá. Especialista em Direito Empresarial pela UEL. Especialista em Didática Pedagógica Aplicada - Faculdade São Luis. Graduação em Direito pela Universidade Estadual de Londrina. Diretora, Professora e Advogada do Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos - EAAJ/UEL. Coordenadora, Supervisora e Advogada do NEDDIJ - Núcleo de Estudos e Defesa de Direitos da Infância e Juventude - SETI/UEL. Coordenadora, Supervisora e Advogada do NUMAPE - Núcleo Maria da Penha. Professora Assistente da Universidade Estadual de Londrina na Graduação e Pós-Graduação.. Membro de Comissões da OAB Subseção Londrina - Social, Cultural . Conselheira da OAB/Subseção de Londrina. Membro da Comissão da Escola Superior da Advocacia - ESA. Advogada.

Rozane da Rosa Cachapuz, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Direito Internacional, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina. Graduada em Direito pela Universidade da Região da Campanha. Professora da Universidade Estadual de Londrina. Coordenadora dos cursos de Pós Graduação em Direito Empresarial, Direito de Família à Luz da Responsabilidade Civil, na Universidade Estadual de Londrina. Diretora cultural do Instituto Brasileiro de Direito de Família, IBDFAM-Londrina.

Downloads

Publicado

2017-05-16

Como Citar

Canezin, T. C. C., Canezin, C. C., & Cachapuz, R. da R. (2017). Mediação nos casos de violência contra a mulher. Revista Do Direito Público, 12(1), 287–310. https://doi.org/10.5433/1980-511X.2017v12n1p287

Edição

Seção

Artigos