"Disregard doctrine": a aplicação da desconsideração da personalidade jurídica

Autores

  • Caio Eduardo Costa Cazelatto Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
  • Antonio Carlos Segatto Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Naina Beatriz Ide da Silva Universidade Estadual de Maringá - UEM

DOI:

https://doi.org/10.5433/1980-511X.2018v13n1p150

Palavras-chave:

Desconsideração inversa da personalidade jurídica, Disregard doctrine, Personalidade jurídica.

Resumo

A presente pesquisa teve como finalidade o estudo, a partir do método teórico, do instituto da desconsideração da personalidade jurídica, também denominada como disregard doctrine, em sua modalidade inversa. Em um primeiro momento, analisaram-se as teorias menor e maior da desconsideração da personalidade jurídica, com a seu aspecto de limitação patrimonial, que se mostra um instituto essencial para desenvolver e estimular a atividade econômica. Em sequência, abordou-se a desconsideração da personalidade jurídica inversa e suas classificações, como também as formas de organização societária que costumam ser empregadas fraudulentamente e que permitem a aplicação desse instituto. Também será tratado o uso do instituto pelo Poder Judiciário brasileiro, uma vez que, na ânsia por uma efetividade processual, o judiciário tem utilizado a teoria de forma excessiva, como uma regra geral e não como uma exceção, que seria a finalidade a que se destinava originalmente, banalizando e liquidando o conceito de personalidade jurídica. Por fim as questõesprocessuais e a aplicabilidade da desconsideração inversa da personalidade jurídica em relação às sociedades empresárias, à luz do Novo Código de Processo Civil.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Caio Eduardo Costa Cazelatto, Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)

Mestre em Ciências Jurídicas pelo Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR); Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (UEM); Advogado.

Antonio Carlos Segatto, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP; Mestre em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina - UEL; Professor da Universidade Estadual de Maringá - UEM.

Naina Beatriz Ide da Silva, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Advogada no Paraná;Pós-graduanda pelo Programa de Especialização em Direito Civil e Empresarial pela Academia Brasileira de Direito Constitucional - ABDCONST; Bacharela em Direito pela Universidade Estadual de Maringá - UEM.

Downloads

Publicado

2018-04-27

Como Citar

Costa Cazelatto, C. E., Segatto, A. C., & Ide da Silva, N. B. (2018). "Disregard doctrine": a aplicação da desconsideração da personalidade jurídica. Revista Do Direito Público, 13(1), 150–187. https://doi.org/10.5433/1980-511X.2018v13n1p150

Edição

Seção

Artigos