Ensaio a propósito do direito ao esquecimento: limites, origem e pertinência no ordenamento jurídico brasileiro

Autores

  • Regina Linden Ruaro Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Fernando Inglez de Souza Machado Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5433/1980-511X.2017v12n1p203

Palavras-chave:

Direito ao esquecimento. Indexação. Direitos da personalidade.

Resumo

O presente artigo visa o enfrentamento da problemática do direito ao esquecimento e sua releitura a partir dos avanços existentes no âmbito das tecnologias de informação e comunicação, perpassando por questões como a origem deste direito, seu objeto de tutela e sua pertinência enquanto direito autônomo no ordenamento jurídico pátrio. Desta feita, com base no método indutivo de abordagem, o artigo analisa diversos julgados considerados como leading cases no enfrentamento da temática e, então, passa a análise da construção doutrinária do direito ao esquecimento. Da pesquisa realizada, verificou-se, destarte, que a problemática da indexação é a grande inovação trabalhada no âmbito do direito ao esquecimento, o qual, apesar de não ser um novo direito, ganha novo significado nos tempos contemporâneos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Regina Linden Ruaro, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Pós-Doutora pelo Centro de Estudios Universitarios - San Pablo - CEU de Madri. Doutora em Direito pela Universidad Complutense de Madrid. Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e membro da Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direito do Estado da Faculdade de Direito. Procuradora Federal/AGU aposentada. Professora do Master Protecciòn de datos, transparencia y acceso a la Información da Universidad San Pablo de Madrid-CEU. Membro Honorário do Instituto Internacional de Estudos de Direito do Estado - IIEDE.

Fernando Inglez de Souza Machado, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestrando em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Advogado.

Downloads

Publicado

2017-05-16

Como Citar

Ruaro, R. L., & Machado, F. I. de S. (2017). Ensaio a propósito do direito ao esquecimento: limites, origem e pertinência no ordenamento jurídico brasileiro. Revista Do Direito Público, 12(1), 203–233. https://doi.org/10.5433/1980-511X.2017v12n1p203

Edição

Seção

Artigos