O meio ambiente do trabalho como nova diretriz constitucional da tutela ambiental: o contraste entre o ideal constitucional e a realidade brasileira

Autores

  • Antonio Braga da Silva Junior Direito no Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP
  • Paulo Jose Leite Farias Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP

DOI:

https://doi.org/10.5433/1980-511X.2017v12n1p143

Palavras-chave:

Direito ambiental. Meio ambiente do trabalho. Direito fundamental trabalhista. Monetização do risco ocupacional.

Resumo

O presente trabalho discorrerá acerca do meio ambiente laboral como uma das facetas da unidade ambiental tutelada na Lei Maior. Serão apresentados a contextualização do direito ambiental como direito fundamental de terceira dimensão, sua evolução normativa no ordenamento jurídico nacional e os aspectos gerais de seu conceito. Passando ao enfoque no direito ambiental do trabalho, será abordado o surgimento dessa nova disciplina jurídica, a respectiva conceituação doutrinária e as condições para o alcance de um ambiente de trabalho sadio, de modo a tornar possível explorar a aparente contradição existente no fato de a Constituição da República assegurar o direito fundamental a um ambiente laboral equilibrado e saudável e, ao mesmo tempo, estipular adicionais remuneratórios que admitem a “compra” da saúde, da integridade física e da vida social do trabalhador. Malgrado as evidências deletérias dessa abertura constitucional à mercantilização do direito fundamental à sadia qualidade de vida laboral, vislumbrar-se-á uma defensável função dos adicionais legais remuneratórios: o caráter punitivo e pedagógico como mecanismo adicional de tutela do meio ambiente do trabalho, sem prejuízo do propósito principal de eliminação da nocividade ambiental de que depende a efetividade do direito fundamental a um ambiente do trabalho equilibrado e saudável.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Antonio Braga da Silva Junior, Direito no Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP

Mestre em Direito Constitucional pelo Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP. Pós-graduado em Direito Material e Processual do Trabalho. Possui graduação em Direito pela Universidade de Brasília - UnB. Assessor jurídico do Ministro Lelio Bentes Correa, no Tribunal Superior do Trabalho.

Paulo Jose Leite Farias, Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP

Doutor em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Direito pela Universidade de Brasília. Bacharel em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília e em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília. Promotor de justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. Professor do Centro Universitário IESB.

Downloads

Publicado

2017-05-16

Como Citar

Silva Junior, A. B. da, & Farias, P. J. L. (2017). O meio ambiente do trabalho como nova diretriz constitucional da tutela ambiental: o contraste entre o ideal constitucional e a realidade brasileira. Revista Do Direito Público, 12(1), 143–173. https://doi.org/10.5433/1980-511X.2017v12n1p143

Edição

Seção

Artigos