Dano moral coletivo nas relações de trabalho: perspectiva jurídica de caracterização e reparação

Autores

  • Kevin Tomi Universidade Estadual de Londrina
  • Lourival José de Oliveira universidade estadual de londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.5433/1980-511X.2016v11n3p113

Palavras-chave:

Dano moral coletivo nas relações de trabalho, Direitos metaindividuai, Responsabilidade Civil.

Resumo

trabalho aborda o dano moral coletivo nas relações de trabalho dentro do panorama jurídico vivenciado e em diálogo com a tutela dos interesses e direitos difusos, coletivos e individuais homogêneos dos trabalhadores. Analisa a nova sistemática do instituto com o advento da globalização. Esmiúça os componentes básicos do dano moral e os imbrica às particularidades atinentes ao dano coletivo. tem como objetivo o estudo das características, dos impactos e o modo pelo qual se revela o dano moral coletivo nas relações trabalhistas, considerando os principais aspectos reparatórios decorrentes da lesão. Busca uma análise crítica do instituto, arrimada em teses doutrinárias e posições jurisprudenciais, de forma a interagir com a realidade trabalhista, por meio de exposições exemplificativas e notórios julgados. Sugere algumas medidas para atenuar as mazelas oriundas do dano moral coletivo em âmbito trabalhista, pela via administrativa, prevenindo e reprimindo e judicial. Apropriou-se do método dedutivo, com pesquisas bibliográficas, incluindo áreas afins, compondo um estudo multidisciplinar.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Kevin Tomi, Universidade Estadual de Londrina

Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Londrina.

Lourival José de Oliveira, universidade estadual de londrina (UEL)

Concluiu o curso de Direito pela Universidade Estadual de Londrina (1988), o curso de graduação em História pela mesma Universidade(1989), mestrado em Direito das Relações Sociais também pela Universidade Estadual de Londrina (1994) e doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Londri- na onde também é professor do Curso de Mestrado em Direito Negocial, professor da Faculdade Paranaense e Professor do Curso de Mestrado em Direito da Universidade de Marília.

Downloads

Publicado

2016-12-23

Como Citar

Tomi, K., & Oliveira, L. J. de. (2016). Dano moral coletivo nas relações de trabalho: perspectiva jurídica de caracterização e reparação. Revista Do Direito Público, 11(3), 113–149. https://doi.org/10.5433/1980-511X.2016v11n3p113

Edição

Seção

Artigos