Responsabilidade civil ambiental na Alemanha: um estudo comparativo com o Direito brasileiro

Autores

  • Daniela Oliveira Gonçalves Escola Superior Dom Helder Câmara
  • Élcio Nacur Rezende Escola Superior Dom Helder Câmara

DOI:

https://doi.org/10.5433/1980-511X.2015v10n2p39

Palavras-chave:

Alemanha, Dano Ambiental, Responsabilidade Civil.

Resumo

Buscando comparar os institutos de responsabilidade civil ambiental da Alemanha com os do Brasil, o presente estudo pretende realizar uma análise da responsabilidade civil por danos ambientais na Alemanha. Inicialmente são analisados os conceitos da responsabilidade civil e suas espécies, subjetiva e objetiva. Em seguida o conceito de responsabilidade civil por danos ambientais na legislação brasileira é analisado, discutindo também o conceito de dano ambiental. Finalmente é realizada a apreciação de alguns dispositivos do Código Civil Alemão e também a Lei de Responsabilidade Civil Ambiental da Alemanha.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Daniela Oliveira Gonçalves, Escola Superior Dom Helder Câmara

Mestranda em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável na Escola Superior Dom Helder Câmara. Especialista em Direito e Processo do Trabalho pela PUCMINAS. 

Élcio Nacur Rezende, Escola Superior Dom Helder Câmara

Mestre e Doutor em Direito. Coordenador e Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da Escola Superior Dom Helder Câmara.

Downloads

Publicado

2015-09-01

Como Citar

Gonçalves, D. O., & Rezende, Élcio N. (2015). Responsabilidade civil ambiental na Alemanha: um estudo comparativo com o Direito brasileiro. Revista Do Direito Público, 10(2), 39–64. https://doi.org/10.5433/1980-511X.2015v10n2p39

Edição

Seção

Artigos