Paz de Vestefália & Soberania Absoluta

Autores

  • Caíque Tomaz Leite da Silva Universidade de Coimbra-PT; Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo
  • Guilherme Lélis Picinini Toledo Prudente Centro Universitário

DOI:

https://doi.org/10.5433/1980-511X.2015v10n1p127

Palavras-chave:

Paz de Vestefália, Direito Internacional, Estado nacional moderno, Soberania Estatal, Paradigma realista.

Resumo

O presente artigo discorre sobre o surgimento do Direito Internacional, reconhecidamente como ramo específico do direito, e do consequente paradigma realista estabelecido por séculos nas relações internacionais através das balizas conformadas pelos tratados da Paz de Vestefália. Buscou-se situar o leitor sobre a importância deste momento histórico que marcou, concomitantemente, o advento do estado nacional moderno, a consolidação do conceito de soberania - tanto no âmbito interno estatal como na esfera internacional – e determinou os moldes para a construção de um Direito Internacional que tinha os estados soberanos como sujeitos exclusivos. Observa-se que o ‘balance of power’ não é suficiente para garantir a paz mundial, uma vez que uma atuação externa estatal baseada apenas na livre vontade do soberano, por contrapor, na maioria das vezes, interesses conflitantes de outros sujeitos igualmente soberanos, conduz inevitavelmente à guerra. De fato um cenário internacional onde os entes soberanos ajam apenas segundo suas consciências para a consecução de interesses econômicos, produz uma instrumentalização dos direitos humanos, pelo que se apresenta como um sistema nitidamente inviável nos tempos atuais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Caíque Tomaz Leite da Silva, Universidade de Coimbra-PT; Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo

Doutorando em Direito Público (fase de dissertação) e Pós-Graduado em Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra (POR). Especialista em Direito Civil e Direito Processual Civil pela Toledo-PP. Banca Examinadora da American University (USA). Bolsista do Curso de Direito Internacional Humanitário (Ius Gentiun Coninbrigae, Instituto de Direitos Humanos da Universidade de Coimbra). Professor convidado do curso de Pós-graduação em Direitos Humanos da Universidade de Coimbra. Membro do grupo de trabalho encarregado da versão luso-brasileira da obra “Understanding Human Rights”, da Universidade de Coimbra e Editora Coimbra. Professor das Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo (BRA). Professor da Escola Superior da Advocacia (ESA). Advogado. 

Guilherme Lélis Picinini, Toledo Prudente Centro Universitário

Investigador do grupo de pesquisa “Estado, Direito e Sociedade”, da Toledo Prudente Centro Universitário, coordenado pelo Professor Caíque Tomaz Leite da Silva.

Downloads

Publicado

2015-05-05

Como Citar

Silva, C. T. L. da, & Picinini, G. L. (2015). Paz de Vestefália & Soberania Absoluta. Revista Do Direito Público, 10(1), 127–150. https://doi.org/10.5433/1980-511X.2015v10n1p127

Edição

Seção

Artigos