Entre o clássico e o contemporâneo: uma (re) leitura dos fundamentos históricos do direito constitucional comparado

Autores

  • Gabriel Lima Marques Faculdades Integradas de Cacoal - UNESC.

DOI:

https://doi.org/10.5433/1980-511X.2014v9n3p97

Palavras-chave:

Direito constitucional, Direito Comparado, Suprema corte

Resumo

O presente trabalho tem por escopo desempenhar um resgate sucinto da origem e do desenvolvimento do direito constitucional comparado, dando-se uma atenção para aquilo que o caracteriza modernamente. Em tal âmbito, cuida-se de demonstrar que esta não se trata de uma disciplina surgida recentemente, embora por conta de diversos fatores o interesse pela mesma tenha ao longo do tempo variado. À vista disso, o que se propõe apresentar é que nos dias correntes, a utilização de referências estrangeiras de natureza constitucional pelas supremas cortes, muito em conta provocada pelos recentes processos de globalização e de proliferação de constituições escritas, foi responsável tanto por fazer ressurgir o interesse acadêmico pelo direito constitucional comparado, quanto por renovar os questionamentos a ele inerentes.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gabriel Lima Marques, Faculdades Integradas de Cacoal - UNESC.

Mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. . Professor  dos cursos de graduação e pós-graduação em Direito das Faculdades Integradas de Cacoal - UNESC.

Downloads

Publicado

2014-11-21

Como Citar

Marques, G. L. (2014). Entre o clássico e o contemporâneo: uma (re) leitura dos fundamentos históricos do direito constitucional comparado. Revista Do Direito Público, 9(3), 97–128. https://doi.org/10.5433/1980-511X.2014v9n3p97

Edição

Seção

Artigos