Reflexões sobre flexibilização de horas in itinere e desenvolvimento sustentável

Autores

  • Haide Maria Hupffer Universidade Feevale
  • João Luis Kleinowski Pereira Universidade Feevale
  • Roberto Harb Naime Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.5433/1980-511X.2015v10n1p75

Palavras-chave:

Horas in itinere, Desenvolvimento sustentável, Transporte, Jornada, Trabalho.

Resumo

A concentração de indústrias em centros urbanos atrai a necessidade de maior infraestrutura de transporte e, dada a deficiência do transporte público, particulares optam por utilizar seus veículos individuais. Alternativa poderia ser a instalação de parques fabris em localidades remotas, entretanto, diversas são as dificuldades econômicas para viabilizá-la. As horas in itinere, por exemplo, decorrem da CLT – Consolidação das Leis do Trabalho – e constituem obrigação de pagamento ao empregado pelo tempo despendido no deslocamento até a empresa instalada em local de difícil acesso ou não servida por transporte público e vice-versa, sempre que o transporte for fornecido pelo empregador. Referida obrigação, em certa medida, tem dado causa à superlotação de grandes centros. A conjugação de acontecimentos sinaliza que os malefícios trazidos pela medida são sobremaneira maiores do que os benefícios, permitindo-se concluir pela necessidade de reavaliação da obrigação imposta pela norma trabalhista que incentiva o desenvolvimento de regiões urbanas em detrimento das demais regiões do país.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Haide Maria Hupffer, Universidade Feevale

Universidade Feevale. Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental. Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação. Docente e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental (mestrado e doutorado). Curso de Graduação em Direito.

João Luis Kleinowski Pereira, Universidade Feevale

Mestrando no Programa de Qualidade Ambiental. Universidade Feevale.

Roberto Harb Naime, Universidade Feevale

Docente e Pesquisador no Programa de Mestrado e Doutorado em Qualidade Ambiental. Univerrsidade Feevale.

Downloads

Publicado

2015-05-05

Como Citar

Hupffer, H. M., Pereira, J. L. K., & Naime, R. H. (2015). Reflexões sobre flexibilização de horas in itinere e desenvolvimento sustentável. Revista Do Direito Público, 10(1), 75–98. https://doi.org/10.5433/1980-511X.2015v10n1p75

Edição

Seção

Artigos