O posicionamento do Brasil nas negociações internacionais sobre temas de meio ambiente

Autores

  • Wilson Almeida Universidade Católica de Brasília UCB/ Brasília - DF
  • Débora Rodrigues Universidade Católica de Brasília UCB / DF
  • Hadassah Sousa Santana Universidade Católica de Brasília UCB / DF

DOI:

https://doi.org/10.5433/1980-511X.2014v9n2p183

Palavras-chave:

Desenvolvimento, Negociações internacionais, Relações internacionais e sustentabilidade.

Resumo

Este estudo tem como objetivo geral a análise da participação brasileira nas negociações ambientais internacionais no período de 1972 (Estocolmo) a 1997 (Kyoto). Especificamente, analisar as conferências ambientais internacionais; em particular, seus objetos e conteúdo que propiciaram a evolução do conceito de desenvolvimento sustentável; identificar o posicionamento brasileiro em cada uma das conferências, ressaltando as negociações brasileiras para a solução da problemática ambiental; e por último uma análise da aceitação no âmbito nacional do conceito de desenvolvimento sustentável e a evolução se sua inserção no pensamento político ambiental brasileiro. A fundamentação teórica está assentada nas teorias do Realismo, Liberalismo e Cooperação Internacional. A conclusão retrata, além da comprovação da hipótese e o atingimento dos objetivos, que a discussão do meio ambiente transferida para o campo das relações internacionais gerou convenções primordiais em busca de um universo sustentável; que a importância da atuação brasileira em tais conferências abordadas serviu, além de mediação, à inovação para o desenvolvimento de ações concretas para a consolidação do conceito de sustentabilidade; e finalmente que a análise levada ao efeito nas seções I, II e III favoreceu a evolução do pensamento político ambiental no País. Com base nos resultados alcançados, sugeriu-se a profusão de novas pesquisas com vistas a destacar a importância do meio ambiente no contexto das relações internacionais. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Wilson Almeida, Universidade Católica de Brasília UCB/ Brasília - DF

Pós-Doutor pela University of Wisconsin-Madison/Georgetown University. Diretor da Escola de Direito da Universidade Católica de Brasília. Professor do Mestrado em Direito da Universidade Católica de Brasília.

Débora Rodrigues, Universidade Católica de Brasília UCB / DF

Master in International Relations with guidance in International Economics from the Universidad de Buenos Aires (UBA).

Hadassah Sousa Santana, Universidade Católica de Brasília UCB / DF

Mestranda em Direito pela Universidade Católica de Brasília – UCB. Professora da pós-graduação em Direito Tributário e Finanças Públicas no Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP.

Downloads

Publicado

2014-08-31

Como Citar

Almeida, W., Rodrigues, D., & Santana, H. S. (2014). O posicionamento do Brasil nas negociações internacionais sobre temas de meio ambiente. Revista Do Direito Público, 9(2), 183–202. https://doi.org/10.5433/1980-511X.2014v9n2p183

Edição

Seção

Artigos