Os problemas do Estado a ser enfrentado pela república

Autores

  • Guilherme Camargo Massaú Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.5433/1980-511X.2014v9n2p161

Palavras-chave:

Contemporaneidade, Cosmopolitismo, Estado, Problemas, República.

Resumo

O artigo tem como objetivo identificar e situar os problemas que fustigam o Estado e suas instituições, principalmente a estrutura republicana do Estado. Para isso, identificaram-se os novos fatores que causam desestabilidade no Estado e, por conseguinte, afetam a dinâmica da democracia. Ainda, o problema moderno do território é motivo diversos questionamentos em relação à sua subsistência como elemento caracterizador do Estado contemporâneo, assim como a dinâmica antropo-social do individualismo. Tais questões deságuam na interpretação e materialização do princípio da igualdade, pois não basta todos serem iguais perante a lei, mas terem condições básicas mínimas. Por fim, as considerações conclusivas trazem os aspectos a serem considerados para enfrentar as problemáticas refletidas ao longo do texto.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Guilherme Camargo Massaú, Universidade Federal de Pelotas

Professor da Faculdade de Direito e do Mestrado em Sociologia da UFPel, Doutor em Direito pela Unisinos, Mestre em Ciências Jurídico-Filosóficas pela Universidade de Coimbra e Especialista em Ciências Penais pela PUCRS.

Downloads

Publicado

2014-08-31

Como Citar

Massaú, G. C. (2014). Os problemas do Estado a ser enfrentado pela república. Revista Do Direito Público, 9(2), 161–181. https://doi.org/10.5433/1980-511X.2014v9n2p161

Edição

Seção

Artigos