O protesto extrajudicial de certidões de dívida ativa e a vedação de sanções políticas em matéria tributária: uma análise à luz da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça

Autores

  • Danilo Garnica Simini Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Camila Saran Vezzani Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Alexandre Walmott Borges Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5433/1980-511X.2014v9n2p63

Palavras-chave:

Sanções Políticas, Protesto Extrajudicial, Certidão de Dívida Ativa, Superior Tribunal de Justiça

Resumo

A alta carga tributária do país faz com que as Fazendas Públicas busquem meios para a satisfação de seus créditos tributários, meios estes que são justificados pelos entes públicos através do discurso da eficiência e celeridade, já que a cobrança através do Poder Judiciário seria demasiadamente longa e traria poucos resultados. Nestas circunstâncias, o protesto extrajudicial de Certidões de Dívida Ativa surge como uma suposta alternativa a este cenário. Todavia, a atividade administrativo-tributária não deve ser exercida ao arrepio da lei e da Constituição Federal, muito menos em detrimento dos direitos e garantias fundamentais dos contribuintes. Uma das garantias fundamentais dos contribuintes é a vedação da utilização de sanções políticas em matéria tributária, ou seja, proíbe-se a utilização de meios indiretos para a cobrança de tributos, competindo ao Poder Judiciário anular atos praticados pela administração pública neste sentido. Desta forma, o presente artigo visa analisar se o protesto extrajudicial das Certidões de Dívida Ativa constitui uma violação a vedação da utilização de sanções políticas em matéria tributária, sendo que tal análise será feita à luz da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, órgão judicial responsável por uniformizar a jurisprudência, fazendo com que suas decisões sejam consideradas de fundamental relevância, pois certamente irão influenciar toda a atividade jurisdicional. Portanto, o presente artigo foi desenvolvido valendo-se da análise legislativa, discussão bibliográfica e coleta de precedentes junto ao site do Superior Tribunal de Justiça acerca da problemática referente ao protesto extrajudicial de Certidões de Dívida Ativa.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Danilo Garnica Simini, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Advogado. Mestrando em Direito pela UNESP de Franca/SP. Pós-graduação em Direito Público pela Escola Paulista da Magistratura. Pós-graduação em Direito Tributário pela Universidade Anhanguera. Coordenador da Comissão de Cultura da OAB de Ituverava/SP (2013/2015).

Camila Saran Vezzani, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Advogada. Mestranda em Direito pela UNESP de Franca. Pós-graduação em Direito Tributário pela Universidade Anhanguera.

Alexandre Walmott Borges, Universidade Federal de Uberlândia

Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor do programa de pós graduação, mestrado e especialização, e da graduação em direito da Universidade Federal de Uberlândia - UFU.  É professor voluntário do programa de pós graduação, mestrado e especialização, e da graduação em direito da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Campus de Franca.

Downloads

Publicado

2014-08-31

Como Citar

Simini, D. G., Vezzani, C. S., & Borges, A. W. (2014). O protesto extrajudicial de certidões de dívida ativa e a vedação de sanções políticas em matéria tributária: uma análise à luz da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça. Revista Do Direito Público, 9(2), 63–92. https://doi.org/10.5433/1980-511X.2014v9n2p63

Edição

Seção

Artigos