Análise das contratações públicas por intermédio de “carona” nas atas de registro de preços

Autores

  • Renata Carvalho Kobus Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/1980-511X.2015v10n1p211

Palavras-chave:

Licitação, Registro de preços, Carona.

Resumo

O presente artigo versa sobre as contratações públicas realizadas mediante carona em ata de registro de preços de outro órgão público, havendo a ausência do devido procedimento licitatório. Primeiramente são tecidas breves considerações sobre o sistema de registro de preços, fundadas, basicamente, acerca das hipóteses de incidência deste procedimento e da maior eficácia que o mesmo proporciona à Administração Pública. Após, apresenta-se a conceituação do “carona” nas atas de registro de preços, assim como o modo pelo qual esta figura foi instituída em nosso sistema jurídico. Em seguida, aborda-se sobre a impossibilidade da utilização de registros de preços universais, principalmente em decorrência da existência de mercados geográficos e relevantes com características próprias. Na sequência, é realizado um estudo sobre as principais violações constitucionais e legais decorrentes da realização de carona nos procedimentos licitatórios para o registro de preços, sendo, posteriormente, apresentado os principais posicionamentos doutrinários e jurisprudenciais a respeito do assunto. Por fim, conclui-se pela impossibilidade de utilização da figura carona nas atas de registros de preços em razão da mesma, mesmo trazendo benefícios em determinados casos, ofender toda a sistemática jurídica brasileira atinente às contratações públicas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Renata Carvalho Kobus, Universidade Federal do Paraná

Mestranda em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná – UFPR, Assessora Jurídica do Ministério Público do Paraná e Ex-Intercambista do Conselho Administrativo de Defesa Econômica - CADE.

Downloads

Publicado

2015-05-05

Como Citar

Kobus, R. C. (2015). Análise das contratações públicas por intermédio de “carona” nas atas de registro de preços. Revista Do Direito Público, 10(1), 211–228. https://doi.org/10.5433/1980-511X.2015v10n1p211

Edição

Seção

Artigos