Política pública de fomento, desoneração tributária e contribuição previdenciária incidente sobre a folha de pagamento

Autores

  • Alex Assis de Mendonça Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Emerson Affonso da Costa Moura Universidade Federal Fluminense. Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.5433/1980-511X.2014v9n3p153

Palavras-chave:

Contribuição Previdenciária, Folha de Pagamento, Fomento, Desoneração.

Resumo

Busca o presente trabalho investigar em que medida a política pública de fomento econômico adotada no âmbito da contribuição social incidente sobre a folha de pagamento é capaz de produzir a desoneração tributária mediante renúncia legítima de receitas, a partir da análise dessa contribuição social stricto sensu e sua correlação com os encargos sociais, dos mecanismos de intervenção estatal na ordem econômica e social, dentre os quais, os programas governamentais desenvolvidos no âmbito fiscal que oferecem incentivos econômicos indiretos, bem como, do marco normativo da desoneração da contribuição incidente sobre a folha de salário, de forma a delimitar a incidência dos efeitos da desoneração, traçando eventuais limitações e propondo mecanismos que permitam o controle social da renúncia fiscal.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alex Assis de Mendonça, Universidade Federal Fluminense - UFF

Mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal Fluminense. Professor da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro. Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil.

Emerson Affonso da Costa Moura, Universidade Federal Fluminense. Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro.

Mestre em Direito Constitucional. pela Universidade Federal Fluminense. Professor da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro. Advogado.


Downloads

Publicado

2014-12-11

Como Citar

de Mendonça, A. A., & Moura, E. A. da C. (2014). Política pública de fomento, desoneração tributária e contribuição previdenciária incidente sobre a folha de pagamento. Revista Do Direito Público, 9(3), 153–178. https://doi.org/10.5433/1980-511X.2014v9n3p153

Edição

Seção

Artigos