Da precarização do trabalho docente no Brasil e o processo de reestruturação produtiva

Autores

  • Lourival José de Oliveira Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Ana Paula Vicente Pires Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1980-511X.2014v9n1p73

Palavras-chave:

Profissionais da Educação, Reestruturação Produtiva, Desvalorização, Eficácia das Normas de Proteção, Ações Públicas

Resumo

Na história do constitucionalismo Brasileiro não havia indícios de valorização do profissional docente. Porém, com o advento da Constituição Federal de 1998, bem como na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, em 1996, foi contemplado nos seus textos os princípios e as normas para a valorização dos professores. Em um Estado Democrático de Direito, o fundamento da preservação e promoção da dignidade da pessoa humana possui caráter absoluto, sendo que desta forma deve abranger o ambiente laboral como forma de consolidar a dignidade da pessoa quando do exercício do seu trabalho. O cenário educacional brasileiro, diferentemente do que propugna a legislação de proteção ao trabalhador docente, está impregnado pela desvalorização social do trabalho dos profissionais da educação. Concluiu-se que a atividade docente também passa por um processo de reestruturação produtiva, intensificado por uma ideologia de mercado que corrobora na desvalorização da função docente. Buscou-se de acordo com os princípios constitucionais gerais e específicos apresentar proposições que tenham como objetivo garantir o valor social educação, corroborando com a geração de um ambiente de trabalho digno para o desenvolvimento da atividade docente.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lourival José de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Concluiu o curso de Direito pela Universidade Estadual de Londrina (1988), o curso de graduação em História pela mesma Universidade(1989), mestrado em Direito das Relações Sociais também pela Universidade Estadual de Londrina (1994) e doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Londrina onde também é professor do Curso de Mestrado em Direito Negocial; professor e Coordenador do Curso de Graduação em Direito da Faculdade Paranaense e Professor do Curso de Mestrado em Direito da Universidade de Marília.

Ana Paula Vicente Pires, Universidade Estadual de Londrina

Graduanda do Curso de Direito da Universidade Estadual de Londrina

Downloads

Publicado

2014-04-30

Como Citar

Oliveira, L. J. de, & Pires, A. P. V. (2014). Da precarização do trabalho docente no Brasil e o processo de reestruturação produtiva. Revista Do Direito Público, 9(1), 73–100. https://doi.org/10.5433/1980-511X.2014v9n1p73

Edição

Seção

Artigos