Responsabilidade civil por dano existencial

Autores

  • Patrícia Siqueira Universidade Estadual de Londrina - UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/1980-511X.2013v8n3p256

Palavras-chave:

Direito privado, Responsabilidade civil, Dano existenial.

Resumo

O tema central da obra em destaque diz respeito aos danos existenciais, conceito de origem italiana pouco conhecido no direito pátrio, é abordado pela autora como um desdobramento do gênero dano extrapatrimonial, articulado sistematicamente com seus próprios pressupostos e requisitos, de modo a invocar parâmetros mais científicos e úteis para caracterização ou descaracterização do dano alegado. A expressão dano existencial foi cunhada por Paolo Cendon e Patrizia Ziviz para agrupar vários casos que não poderiam, a rigor, ser decididos sob o rótulo de dano moral ou dano biológico, pois a única coisa que os acomunava era o fato de não se tratar de danos patrimoniais. A partir da década de noventa, a jurisprudência italiana começou a adotar tal nomenclatura, considerando como dano existencial a lesão a outros interesses de natureza constitucional inerentes à pessoa, que não se confundiam com a transitória perturbação do estado de ânimo da vítima, nem com a lesão a integridade psíquica e física da pessoa.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Patrícia Siqueira, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestranda do programa de Mestrado em Direito Negocial da Universidade Estadual de Londrina. Especialista em Direito Empresarial e em Filosofia Política e Jurídica pela mesma instituição. Bolsita CAPES.

Downloads

Publicado

2013-12-12

Como Citar

Siqueira, P. (2013). Responsabilidade civil por dano existencial. Revista Do Direito Público, 8(3), 256–257. https://doi.org/10.5433/1980-511X.2013v8n3p256

Edição

Seção

Resenhas