A erosão das bases do Estado Social de Direito e o impacto na efetivação dos direitos sociais

Autores

  • Osvaldo Ferreira de Carvalho Pontifícia Universidade Católica de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5433/1980-511X.2013v8n2p63

Palavras-chave:

Constitucionalismo social, Estado Social, Crise, Efetivação dos direitos sociais, Dignidade da pessoa humana

Resumo

O presente estudo versa sobre a erosão das bases do Estado Social de Direito e o impacto na efetivação dos direitos sociais. Procede–se a uma análise desde as origens do constitucionalismo moderno até o advento do constitucionalismo social, o qual é responsável pela instituição do Estado Social. São realçados os objetivos do Estado Social de Direito ao se traduzir em programas constitucionais que se expressam na solidariedade social e na consecução da justiça social. Ressalta–se a crise do modelo de Estado Social refletida no campo dos direitos sociais que se debilitam em razão da dependência de recursos que são escassos e de fatores alheios no âmbito de determinação do próprio Estado. Firma–se posição ao encetar o argumento de que a exigência da efetivação, da realização dos direitos sociais se assenta na dignidade da pessoa humana ao compelir ações estatais necessárias para a concretização destes direitos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Osvaldo Ferreira de Carvalho, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Doutorando em Direito pela Universidade de Lisboa, Mestre em Direito, Professor universitário nos cursos de Graduação e Pós-Graduação. Pesquisador da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de Goiás (FAPEG).

Downloads

Publicado

2013-09-02

Como Citar

Carvalho, O. F. de. (2013). A erosão das bases do Estado Social de Direito e o impacto na efetivação dos direitos sociais. Revista Do Direito Público, 8(2), 63–90. https://doi.org/10.5433/1980-511X.2013v8n2p63

Edição

Seção

Artigos