Breves apontamentos sobre as modalidades de prisão cautelar no sistema processual penal brasileiro

Autores

  • Fábio Martins Pereira Univesidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina
  • Fernanda Simões Viotto Pereira UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/1980-511X.2006v1n1p63

Palavras-chave:

Prisão, Prisão Definitiva, Prisão sem Pena, Prisão Cautelar, Prisão em Flagrante, Prisão Temporária, Prisão decorrente da Sentença de Pronúncia, Prisão resultante de Sentença Condenatória Recorrível, Prisão Preventiva Stricto Sensu.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo maior fazer uma exposição sintética sobre asespécies de prisão de natureza cautelar previstas no ordenamento jurídicoprocessual penal pátrio. A prisão, como uma medida legitimamente aceita peloEstado brasileiro, ao exercer o ius puniendi, merece ser enfocada com atenção, sobpena de se cometer erros irreparáveis no meio social. Analisando-a maisdetidamente, ver-se-á uma diferenciação entre a prisão processual da prisão nãoprocessual.Não deixando também de se fazer a separação, dentro do gênero prisãoprocessual, da prisão pena da prisão sem-pena. Esta se caracteriza por serdeclarada com base em um juízo de culpabilidade, e ter cunho acautelatório. Asdiversas espécies da prisão sem-pena, ou cautelar, – que são: a prisão em flagrante,a prisão temporária, a prisão decorrente de sentença de pronúncia, a prisãopreventiva, a prisão resultante de sentença condenatória recorrível e prisãopreventiva stricto sensu -, têm como fundamento a Constituição Federal de 1988,que não titubeia ao dar a elas, expressamente, caráter excepcional.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fábio Martins Pereira, Univesidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina

Advogado em Londrina/Pr. Professor do Departamento de Direito Público da Universidade Estadual de Londrina e do Instituto Catuaí de Ensino Superior em Cambé/Pr. Especialista em Direito Empresarial pela Universidade Estadual de Londrina.

Fernanda Simões Viotto Pereira, UEL

Advogada em Londrina/Pr. Especialista em Direito Civil e Processual Civil pela Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2006-07-15

Como Citar

Pereira, F. M., & Pereira, F. S. V. (2006). Breves apontamentos sobre as modalidades de prisão cautelar no sistema processual penal brasileiro. Revista Do Direito Público, 1(1), 63–78. https://doi.org/10.5433/1980-511X.2006v1n1p63

Edição

Seção

Artigos