Aspectos relevantes sobre o sistema legal do ICMS: substituição tributária, majoração de alíquotas e possibilidades de restituição do tributo indevidamente recolhido

Autores

  • Conrado Carvalho Magalhães Universidade Estadual de Londrina
  • Márcio Carvalho Magalhães Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1980-511X.2012v7n2p41

Palavras-chave:

Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS), Substituição Tributária, Restituição, Alíquotas.

Resumo

O Imposto sobre Circulação de Mercadorias é um tributo de relevante importância para o sistema tributário nacional, tendo tratativa constitucional e infraconstitucional, o que o torna um tributo complexo, tanto na atividade fiscal, quanto nas discussões jurídicas a respeito. O reflexo desta complexidade são os inúmeros questionamentos levantados com relação ao fenômeno da substituição tributária, ao aumento de alíquotas e a sua consequente possibilidade de restituição, quando estas são declaradas inconstitucionais. Investigam-se, assim, as consequências jurídicas de tal problemática, bem como a sua apreciação pelo Poder Judiciário.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Conrado Carvalho Magalhães, Universidade Estadual de Londrina

MAGALHÃES, Conrado Augusto Carvalho de.
Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Londrina. Especializando do Curso de Pós-Graduação em Direito do Estado da Universidade Estadual de Londrina. Advogado.
E-mail: conrado@vicentemagalhaes.adv.br

Márcio Carvalho Magalhães, Universidade Estadual de Londrina

MAGALHAES, Márcio Carvalho de. 
Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Londrina. Especializando do Curso de Pós-Graduação emDireito Civil e Processo Civil da Universidade Estadual de Londrina. Conciliador do Tribunal de Justiça doEstado do Paraná. Advogado. 
E-mail: marciocmagalhaes@hotmail.com

Downloads

Publicado

2012-08-31

Como Citar

Magalhães, C. C., & Magalhães, M. C. (2012). Aspectos relevantes sobre o sistema legal do ICMS: substituição tributária, majoração de alíquotas e possibilidades de restituição do tributo indevidamente recolhido. Revista Do Direito Público, 7(2), 41–54. https://doi.org/10.5433/1980-511X.2012v7n2p41

Edição

Seção

Artigos