Estudo crítico sobre as propostas de alteração do direito do trabalho: tratamento diferenciado aos empregados de microempresas e de empresas de pequeno porte é constitucional e necessário?

Autores

  • Fabiana Keylla Schneider Univesidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina
  • Lourival José de Oliveira UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/1980-511X.2007v2n2p123

Palavras-chave:

Ações afirmativas, Hipossuficiência do trabalhador, Micro e pequenas empresas, Princípio da proteção.

Resumo

Desmistificou-se o entendimento acerca da supressão de direitos trabalhistasdaqueles que laboram junto às micro e pequenas empresas enquanto sendo oúnico caminho para a geração de empregos formais no Brasil e fortalecimento deditas empresas. Micro e pequenos empreendimentos e seus empregados muito seaproximam quanto à caracterização: igualmente frágeis, recebendo, por isso,tratamento diferenciado e protetivo na Constituição Federal. Em razão dessasdiretrizes, para que seja implementada a política de apoio ao micro e pequenoempresariado, muitas alternativas mostram-se adequadas, não sendo necessário,para tanto, subtrair direitos dos trabalhadores. Destarte, concluiu-se ser possívelque o Estado adote uma postura ativa em prol das micro e pequenas empresas pormeio de ações afirmativas, com o fito de incentivá-las a crescer, sem, desta forma,criar o “empregado de segunda linha”, que feriria frontalmente o princípio daigualdade. Agindo assim, é possível alcançar o desenvolvimento econômico,seguindo os ditames constitucionais para a construção de uma sociedade justa esolidária e valorizando-se o trabalho humano, em respeito ao princípio dadignidade da pessoa humana.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fabiana Keylla Schneider, Univesidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina


Downloads

Publicado

2007-12-15

Como Citar

Schneider, F. K., & Oliveira, L. J. de. (2007). Estudo crítico sobre as propostas de alteração do direito do trabalho: tratamento diferenciado aos empregados de microempresas e de empresas de pequeno porte é constitucional e necessário?. Revista Do Direito Público, 2(2), 123–142. https://doi.org/10.5433/1980-511X.2007v2n2p123

Edição

Seção

Artigos