Análise crítica à lei complementar nº. 24/75 sob o prisma do preceito fundamental da democracia

Autores

  • João Carlos Leal Júnior Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Julio Cesar de Freitas Filho Universidade Estadual de Londrina - UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/1980-511X.2009v4n3p50

Palavras-chave:

Lei complementar nº 24/75, ICMS, Convênios, Democracia.

Resumo

Objetiva tecer análise crítica à Lei Complementar nº. 24/75 sob a luz do Estado Democrático brasileiro, que reconheceu de forma ostensiva a democracia como pedra angular da República Federativa do Brasil. Inicia-se trazendo apontamentos preliminares acerca do sistema jurídico-tributário nacional, abordando e delimitando as normas jurídicas e a hierarquia que existe entre elas. Nesta linha, aduz sobre o papel desempenhado pela Constituição como diploma fundamental, notadamente em matéria tributária, esclarecendo, ainda, a função que tem a lei complementar neste contexto. Observa a influência do princípio democrático na estruturação do Estado brasileiro, traçando, após, considerações resumidas acerca do imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias. Examina as normas gerais disciplinadoras do tributo em apreço, com especial ênfase à Lei Complementar nº 24/75, que dispõe sobre a celebração de convênios para concessão de isenções e benefícios fiscais. Finalmente, analisa o contraste existente entre as exigências contidas na última e o preceito fundamental da democracia, adotado no Estado brasileiro.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

João Carlos Leal Júnior, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Discente do curso de direito da Universidade Estadual de Londrina. Estagiário do Ministério Público Federal em Londrina/PR. Participante do programa de iniciação científica da UEL. 

Julio Cesar de Freitas Filho, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Discente do curso de direito da Universidade Estadual de Londrina. Estagiário do Tribunal de Justiça do Paraná – comarca de Londrina. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no programa de iniciação científica da UEL.  

Downloads

Publicado

2009-12-15

Como Citar

Leal Júnior, J. C., & Freitas Filho, J. C. de. (2009). Análise crítica à lei complementar nº. 24/75 sob o prisma do preceito fundamental da democracia. Revista Do Direito Público, 4(3), 50–70. https://doi.org/10.5433/1980-511X.2009v4n3p50

Edição

Seção

Artigos