A constituição do estado moderno: do ideal de liberdade para o Princípio da dignidade da pessoa humana

Autores

  • Cássio Marcelo Mochi Univesidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1980-511X.2009v4n1p01

Palavras-chave:

Estado, Constituição, Direito, Política, Liberdade.

Resumo

Apresenta a possibilidade de uma melhor compreensão acerca dos elementos que permitiram a formação do Estado Moderno, e suas relações coma restrição à liberdade, acentuada posteriormente pelo capitalismo, que substitui um ideal, e como tal, amplo e fundamentado em modelos, cujo espelho é a antiguidade clássica, pela perspectiva de direitos que garantam a dignidade humana, manifestando não mais como um ideal a ser conquistado, mas um mínimo a ser garantido, muito mais no campo da formalidade, da abstração, do que da prática efetiva e real das ações garantidoras desta dignidade. O Estado Moderno e capitalista, substitui um ideal, por uma formalidade utópica, ao qual ele mesmo cria, mas estabelece limites intransponíveis para que este seja conquistado, e a transforma num bem material, pois a liberdade agora será associada à condição de consumo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cássio Marcelo Mochi, Univesidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina

Professor de Filosofia, Especialista em Docência no Ensino Superior, Acadêmico da Universidade Estadual de Londrina, no Curso de Pós Graduação em Direito Constitucional, promovido pelo Departamento de Direito no ano de 2006.

Downloads

Publicado

2009-07-15

Como Citar

Mochi, C. M. (2009). A constituição do estado moderno: do ideal de liberdade para o Princípio da dignidade da pessoa humana. Revista Do Direito Público, 4(1), 01–26. https://doi.org/10.5433/1980-511X.2009v4n1p01

Edição

Seção

Artigos