Transnarrando a literatura de viagem sobre Belém no século XIX

Autores

  • Aida Suellen Galvão Lima Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Sílvio Augusto de Oliveira Holanda Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2018v13.e35132

Palavras-chave:

Recepção, Efeito, Literatura, Narrativa de Viagem

Resumo

O objetivo deste trabalho é realizar uma análise parcial da narrativa de viagem Reminiscências de Viagens e Permanências no Brasil: províncias do Norte (2008), de Daniel P. Kidder, sob a perspectiva da estética da recepção tratada por Hans Robert Jauss em A história da literatura como provocação à teoria literária (1994) e Wolfgang Iser em O ato de leitura: uma teoria do efeito estético (1996). A proposta é pensar de que forma a literatura de viagem reflete a condição histórica de Belém no início do século XIX, sob a perspectiva do estrangeiro, e que a partir da interpretação (horizonte de expectativa) do leitor (nós) conseguem se delinear como texto literário em uma perspectiva do efeito que a narrativa traz diante do paradigma existente entre autor//texto/leitor. Considerando os conceitos de estética, de recepção, de historicidade, de leitura e de efeito sobre o leitor. Dessa forma, busca-se compreender as abordagens de Jauss e Iser, juntamente com o texto em análise, buscando valorizar a literatura de viagem como texto poético literário.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aida Suellen Galvão Lima, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Mestre em Comunicação, Linguagem e Cultura pela Universidade da Amazônia (UNAMA); Doutoranda em Letras pela Universidade Federal do Pará (UFPA)

Sílvio Augusto de Oliveira Holanda, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada, professor associado III da Universidade Federal do Pará (UFPA) e professor do Programa de Pós-Graduação em Letras

Referências

AGUIAR, Vera Teixeira de. O leitor competente à luz da teoria literária. Revista Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, 124:23/34, Jan./mar., 1996.

BORDINI, Maria da Glória; AGUIAR, Vera Teixeira de. Literatura – a formação do leitor. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.

EAGLETON, Terry. Teoria da literatura: uma introdução. Tradução de Waltensir Dutra. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

ECO, Umberto. Lector in fábula: a cooperação interpretativa nos textos narrativos. Tradução de Attílio Cancian. São Paulo: Perspectiva, 1986.

INGARDEN, Roman. A obra de arte literária. Tradução de Albin E. Beau, Maria C. Puga e João F. Barrento. 2. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1979.

ISER, Wolfgang. O ato de leitura: uma teoria do efeito estético. Tradução de Johannes Kretschmer. São Paulo: Ed. 34, 1996, v. 1.

ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Tradução de Johannes Kretschmer. São Paulo: Ed. 34, 1999, v. 2.

JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. Tradução de Sérgio Tellaroli. São Paulo: Ática, 1994.

KIDDER, Daniel P. Reminiscências de viagens e permanências no Brasil: províncias do norte. Brasília: Editora do Senado, 2008.

ZILBERMAN, Regina. Estética da recepção e história da literatura. São Paulo: Ática, 1989.

ZILBERMAN, Regina. Fim dos livros, fim dos leitores? São Paulo: SENAC, 2001.

Downloads

Publicado

2018-11-05

Como Citar

Lima, A. S. G., & Holanda, S. A. de O. (2018). Transnarrando a literatura de viagem sobre Belém no século XIX. Boitatá, 13(25), 154–172. https://doi.org/10.5433/boitata.2018v13.e35132

Edição

Seção

Seção Livre