Ficcionalização de si e outros traços performáticos em Poems & Insults, de Bukowski

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2017v12.e32961

Palavras-chave:

Voz, Performance, Ficcionalização, Bukowski, Circulação oral de poemas escritos.

Resumo

Este artigo trata do contexto de produção e circulação da performance Poems & Insults de Charles Bukowski, e também faz uma breve análise da leitura de poemas gravada em 1973 (é imperativo distinguir entre a análise da performance e da mídia gravada), enfatizando o imbricamento de formas culturais na sociedade americana, cuja identidade nacional privilegiava a cultura popular. O conceito de performance é apresentado a partir das definições de Bert States, Peggy Phelan, Paul Zumthor, Mikel Dufrenne, Richard Schechner, Irving Goffman, Ruth Finnegan e Richard Bauman, e a leitura de poemas é analisada segundo os traços performáticos demonstrados e a ficcionalização de si executada pelo autor, o qual performatiza sua persona literária no palco, ao invés de “si mesmo”. Assim, poemas escritos são tornados em breves narrativas durante a performatização, alterando as sensações e sentidos originais do texto escrito pelo meio da voz do autor, recepcionado pela “comunidade de fala” que circundava a histórica livraria City Lights.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Samuel Velasco, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestrando em Literatura Comparada da Universidade Estadual de Londrina.

Referências

BARROS, D. L. P. Teoria semiótica do texto. 4. ed. São Paulo: Editora Ática, 2002.

BAUMAN, Richard. Verbal art as performance. 2. ed. Illinois: Waveland Press, 1984.

BUKOWSKI, Charles. Notes of a dirty old man (column). Published November 17th 1972, page 2. Los Angeles: Los Angeles Free Press (Newspaper), 1972.

BUKOWSKI, Charles. Style. Poems and insults. San Francisco, CA: Bitter Lemon Records, 1975. Disponível em: <https://goo.gl/MqZ3eo>. Acesso em: 22 ago. 2017.

BUKOWSKI, Charles. The last night of the earth poems. Los Angeles, CA: Black Sparrow Press, 1992.

CULLER, Jonathan. Literary theory: a very short introduction. New York: Oxford University Press, 1997.

FINNEGAN, Ruth. O que vem primeiro: o texto, a música ou a performance? In: TRAVASSOS, Elizabeth; MATOS, Cláudia Neiva;

MEDEIROS, Fernanda Texeira de. Palavra Cantada: ensaios sobre poesia, música e voz. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2008.

FRANKLIN, Nathan Andrew. "If you don't gamble, you'll never win": The Importance of Risk in Charles Bukowski's Ham on Rye, Factotum, Post Office, Women, and Hollywood. Diss. Middle Tennessee State University, 2013.

GINSBERG, Allen. Howl and other poems. San Francisco, CA: City Lights Publishers; Reissue edition, 2001.

LUBBOCK, Percy. The craft of fiction. London: Jonathan Cape Publishing Firm, reprint, 1960.

MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo, SP: Boitempo Editorial, 2004.

PANDEY, Ashish. Academic dictionary of fiction. Isha Books, 2005.

PANISH, John Seebart. The color of jazz: race and representation in postwar american culture. Jackson, MS: University Press of Mississippi, 1997.

RASKIN, Jonah. American scream: Allen Ginsberg's Howl and the making of the beat generation. Berkeley/Los Angeles: University of California Press, 2006.

STATES, Bert. Performance as a metaphor. Afterall Online Journal. n. 3, 2001. Disponível em: < https://goo.gl/94cr1z>. Acesso em: 03 set. 2017.

ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. Tradução de Jerusa Pires Ferreira, Maria Inês de Almeida, Maria Lúcia Diniz Pochat. São Paulo, SP: Editora Hucitec, 1997.

Downloads

Publicado

2017-12-27

Como Citar

Velasco, S. (2017). Ficcionalização de si e outros traços performáticos em Poems & Insults, de Bukowski. Boitatá, 12(24), 264–276. https://doi.org/10.5433/boitata.2017v12.e32961