Um boi fugido, uma história de boca em letra

Autores

  • Josiley Francisco de Souza UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2017v12.e32946

Palavras-chave:

Ciclo do boi, Tradição oral, Movência.

Resumo

A poesia de tradição oral no Brasil apresenta um ciclo de poemas narrativos que possuem o boi como personagem central. A narrativa se desenvolve em torno de um boi que não se deixa ser preso e de tentativas de captura por diferentes vaqueiros. Esse ciclo de poemas vincula-se à própria história brasileira, em que a atividade de pecuária desempenha importante função. Dentre as variadas narrativas que compõem esse ciclo de poemas, destaca-se o “Rabicho da Geralda”. A primeira publicação desse poema de que se tem notícia no Brasil foi feita por José de Alencar, no final do século XIX. Ainda mais quatro versões serão abordadas aqui em uma análise comparativa, três publicadas por Sílvio Romero, José Rodrigues de Carvalho e Antônio Americano do Brasil, respectivamente, em 1883, 1903 e 1925. Ainda uma quarta versão é tomada de um manuscrito de Pedro Braga, contador de histórias de Minas Gerais. As diferentes versões do poema revelam a movência presente nas expressões poéticas de tradição oral que se inscreve junto ao texto impresso ou manuscrito.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Josiley Francisco de Souza, UFMG

Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE-UFMG). Doutor em Literatura Comparada e mestre em Literatura Brasileira pela UFMG

Referências

ALENCAR, José de. O nosso cancioneiro. Campinas: Pontes, 1994.

BRAGA, Pedro Cordeiro. [Manuscritos].

BRASIL, Antônio Americano do. Cancioneiro de trovas do Brasil Central. 2. ed. Goiânia: Gráfica do Livro Goiano, 1973.

CAMPOS, Haroldo de. Deus e o diabo no Fausto de Goethe. São Paulo: Perspectiva, 1981.

CARVALHO, José Rodrigues de. Cancioneiro do Norte. 3. ed. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro, 1967.

CASCUDO, Luís da Câmara. Literatura oral no Brasil. 3. ed. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1984.

CASCUDO, Luís da Câmara. Vaqueiros e cantadores. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1984.

NASCIMENTO, Bráulio do. O ciclo do boi na poesia popular. In: DIÉGUES JÚNIOR, Manuel et al. Literatura popular em verso: estudos. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: EDUSP; Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1986.

PRADO JÚNIOR, Caio. Formação do Brasil contemporâneo: colônia. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

ROMERO, Sílvio. Cantos populares do Brasil. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1954.

ROSA, João Guimarães Rosa. Manuelzão e Miguilim. 12. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016.

SOUZA, Josiley Francisco de. Pedro Braga: uma voz no Vau. 2006. Dissertação (Mestrado em Literatura Brasileira) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006.

ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz: a “literatura” medieval. Tradução de Jerusa Pires Ferreira e Amálio Pinheiro. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. Tradução de Jerusa Pires Ferreira, Maria Lúcia Diniz Pochat e Maria Inês de Almeida. São Paulo: Hucitec, 1997.

Downloads

Publicado

2017-12-27

Como Citar

Souza, J. F. de. (2017). Um boi fugido, uma história de boca em letra. Boitatá, 12(24), 75–91. https://doi.org/10.5433/boitata.2017v12.e32946