A literatura de cordel na EJA: um diálogo com diferentes práticas de letramento

Autores

  • Sílvia Gomes de Santana Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2014v9.e31749

Palavras-chave:

Letramento, EJA, Cordel

Resumo

Discute a importância da poesia cordelista no letramento de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), especialmente adultos e idosos. O objetivo deste estudo é analisar exemplos de cordéis na perspectiva desse letramento específico. Serão estudadas as ideias de Soares, Cosson, Zumthor, Ferreira, Freire, entre outros, no sentido de se definir o cordel, manifestação literária e cultural marginalizada por décadas e ligada a segmentos sociais desprivilegiados, como instrumento eficiente de letramento.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sílvia Gomes de Santana, Universidade do Estado da Bahia

Mestranda em Crítica Cultural pela Universidade do Estado da Bahia- UNEB

Referências

ABREU, Márcia. Cultura letrada: literatura e leitura. São Paulo: UNESP, 2006.

ARROYO, Miguel. A educação de jovens e adultos em tempos de exclusão. In: Construçãocoletiva: contribuições à educação de jovens e adultos. Brasília: UNESCO: MEC, RAAAB, 2005.

BAKHTIN, Mikhail. O problema dos gêneros discursivos. In: Estética da criação verbal. Tradução de Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes. 1997.

BERND, Zilá; MIGOZZI, Jacques, org. Fronteiras do literário: Literatura oral e popular Brasil/França. Porto Alegre: Editora da Universidade: UFRGS, 1995.

BRASIL. Lei nº 9.394/96, 24 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Brasília, 1998.

BRASIL. Secretaria da educação fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa. Brasília: MEC: SEF, 1999.

BURKE, Peter. Cultura popular na idade moderna: Europa 1500-1800. São Paulo: Companhia das letras, 2010.

CAMPOS, Renato. Ideologia dos poetas populares do Nordeste. 2 ed. Recife: Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1977.

CONCEIÇÃO, Antônio Ribeiro da. Bimba Espalhou Capoeira Nas Praças do Mundo Inteiro. Disponível em: <http://www.camacariagora.com.br/cordel.php?cod_cordel=10>. Acesso em: 04 dez. 2014.

COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: contexto, 2009.

CURRAN, Mark J. Cuíca de Santo Amaro: poeta repórter da Bahia. Salvador: Fundação casa de Jorge Amado, 1990.

EAGLETON, Terry. Teoria da Literatura: uma Introdução. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

FERREIRA, Jerusa Pires. Memórias de Jerusa Pires Ferreira: a história do cordel em São Paulo. 30 nov. 2012. Disponível em: <http://vimeo.com/54583424>. Acesso em: 23 nov. 2014.

FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23. ed. São Paulo: Cortez, 1989.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. São Paulo: Paz eTerra, 1996.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro.7 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

ONG, Walter J. Oralidade e cultura escrita. Tradução de Enid Abreu Dobranszky. São Paulo, Papirus, 1998.

ROJO, Roxane; BATISTA, Antônio Augusto (Org.). Livro didático de língua portuguesa: letramento e cultura escrita. Campinas: Mercado das letras, 2005.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. Tradução de Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: EDUC, 2000.

Downloads

Publicado

2014-10-30

Como Citar

Santana, S. G. de. (2014). A literatura de cordel na EJA: um diálogo com diferentes práticas de letramento. Boitatá, 9(18), 266–280. https://doi.org/10.5433/boitata.2014v9.e31749

Edição

Seção

Dossiê