O "entre-lugar" na produção cordelista de Gonçalo Ferreira da Silva
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2014v9.e31693Palavras-chave:
Entre-lugar. Leandro Gomes de Barros, Gonçalo Ferreira da Silva, Literatura de cordelResumo
Este trabalho tem como objetivo analisar os folhetos de cordel O Bataclan Moderno, de Leandro Gomes de Barros e A incrível traição da mulher do Ricardão, de Gonçalo Ferreira da Silva, para discutir o processo de transformação da produção cordelista ao longo de 100 anos. Parece pertinente utilizar o conceito de “entre-lugar”, desenvolvido por Silviano Santiago no ensaio “O entre-lugar no discurso latino-americano”, para discorrer sobre o papel ocupado pela literatura de cordel na contemporaneidade e de que forma a cultura popular se apropriou de algumas temáticas e figuras pertencentes à cultura oficial para que assumisse uma nova posição e com isso, despertasse o interesse de um novo público, mais diversificado e distanciado daqueles ouvintes do cordel, que, durante a Primeira República, voltavam sua atenção para ouvir a voz ritmada do folheteiro na praça.
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