Memória e narrativa oral: duas formas de mediar reflexões sobre práticas de milagre em/de São Benedito, Bragança Pará - Século XX

Yleana do Socorro dos Santos Lima

Resumo


O presente artigo visa destacar alguns focos de estudo como memória e narrativa oral no enriquecimento das discussões teóricas, metodológicas e historiográficas acerca das práticas de milagres alcançados graças ao culto a São Benedito (de acordo com a crença dos fiéis) em Bragança, no Pará. O objetivo deste trabalho é apresentar alguns relatos orais de devotos sobre milagres alcançados, a fim de mostrar a relação entre os depoentes, o tempo vivido no passado (segunda metade do século XX) e o presente. A pesquisa adota uma abordagem antropológica de cunho etnográfico, utilizando-se da história oral como método imprescindível para a construção de uma memória mais democrática do passado. Os resultados apontam que, no decorrer do tempo, os devotos entre a faixa etária de 50 a 80 anos revelam mudanças no que diz respeito à segurança, motivação, confiança, prestígio e outros.


Palavras-chave


Memória; Narrativa Oral; Milagre; Devotos; Promessas

Texto completo:

PDF

Referências


BESEN, José Artulino. São Benedito. Florianópolis: Missão Jovem, 2004.

BESEN, José Artulino. Pebesen (blog pessoal). Disponível em: . Acesso em: 17 mar. 2012.

BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Tradução Fernando Tomaz. 13. ed. Rio de Janeiro; Bertrand Brasil, 2010.

CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa em Ciências humanas e sociais. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

CLANDININ, D. J; CONELLY, F. M. Relatos de Experiência e Investigacion Narrativa. In: LAROSSA, J. Déjane que te Cuente: Ensayos sobre Narrativa Y Educacion. Barcelona: Editorial Laertes, 1995.

FERNANDES, José Guilherme dos Santos. Pés que andam, pés que dançam: Memória, identidade e região cultural na esmolação e marujada de São Benedito em Bragança (PA). Belém: EDUEPA, 2011.

HALBWACHS. Maurice. A Memória Coletiva. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais LTDA, 2006.

LE GOFF, Jacques. Memória. In: História e Memória. Campinas: Unicamp, 2003.

MAUÉS, Raymundo Heraldo. “Um aspecto da diversidade cultural do caboclo amazônico: a religião”. Estudos avançados, n. 19, 2005. Disponível em:. Acesso em: 11 out. 2011.

MAUÉS, Raymundo Heraldo; SANTOS, Kátia Bárbara; SANTOS, Marinéa Carvalho dos. Em Busca da Cura: Ministros e Doentes na Renovação Carismática Católica. In: Religiosidade e Cura. Belém: Humanitas, 2002.

NUNES, Benedito. Do tempo real ao tempo imaginário. In: NUNES, Benedito. O Tempo na Narrativa. Série Fundamentos: Universidade Federal do Pará, s.a.

PORTELLI, Alessandro. História Oral como Gênero. Projeto História. São Paulo, 2001.

REESINK, Mísia Lins. Para uma Antropologia do Milagre: Nossa Senhora, seus devotos e o Regime do Milagre. Caderno CRH. Salvador, v. 18, n. 44, p. 267-280, Maio/Ago. 2005. Disponível em . Acesso em: 11 out. 2011.

SILVA, Dário Benedito Rodrigues Nonato da. Os Donos de São Benedito: convenções e rebeldias na luta entre o catolicismo tradicional e devocional na cultura de Bragança, séc. XX. Dissertação. 2006. Dissertação (Mestrado História Social da Amazônia) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2006.

SILVA, Dedival Brandão da. Os tambores da Esperança: Um estudo sobre cultura, religião, simbolismo e ritual na Festa de São Benedito da cidade de Bragança.Belém: Falangola, 1997.

SOUZA, Dailson Pinheiro de. Discurso, auto-sugestão e fé na devoção a São Benedito: um ensaio sobre o discurso religioso. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará, Bragança, PA, 2011.

WILGES, Irineu Silvio. Cultura Religiosa: as Religiões no Mundo. Petrópolis: Vozes, 1982.

ZALUAR. Alba. Os homens de Deus: um estudo dos santos e das festas no catolicismo popular. Rio de Janeiro: Zahar, 1983.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Boitatá
E-ISSN: 1980-4504
Universidade Estadual de Londrina
E-mail: boitata@uel.br
Telefone: (43) 33714428