A cosmovisão celta e a vocalidade poética: a tradição oral e as narrativas mitológicas da Idade Média

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DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2015v10.e31509

Palavras-chave:

Tradição Oral, Vocalidade, Literatura Medieval

Resumo

Este artigo estuda a vocalidade na tradição oral dos Celtas e as suas reverberações na literatura medieval da Irlanda e do País de Gales. Com o foco na religião Celta, veremos as possíveis relações que os druidas e os bardos estabeleciam com as palavras, com os sons, com os cantos e com as músicas. Para esta pesquisa, foram realizados estudos interdisciplinares com as áreas da Literatura Medieval, da Religião Celta e da Arqueologia. Foram observados os fluxos migratórios da voz da tradição oral para a tradição escrita, da língua Celta Antiga para a língua Latina, da religião pagã para a religião cristã. Mais do que tecer uma sequência linear dos fatos reais, propõe-se a ampliação da escuta da historicidade da voz no seu uso, em determinados contextos históricos, sociais e ambientais. A partir do conceito de Paul Zumthor sobre a vocalidade, os textos mitológicos sobre os Celtas serão abordados considerando seus aspectos corporais, seus modos de existência como objetos da percepção sensorial e musical do ambiente.

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Biografia do Autor

Janaina Träsel Martins, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis.  Doutora em Artes Cênicas

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Publicado

2015-06-29

Como Citar

Martins, J. T. (2015). A cosmovisão celta e a vocalidade poética: a tradição oral e as narrativas mitológicas da Idade Média. Boitatá, 10(19), 96–110. https://doi.org/10.5433/boitata.2015v10.e31509

Edição

Seção

Dossiê