Surrealismo etnográfico: base epistemológica para a pesquisa em artes cênicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2015v10.e31491

Palavras-chave:

Educação, Artes Cênicas, Artes, Surrealismo Etnográfico, Metodologia de Pesquisa,

Resumo

A diversidade de bases epistemológicas e propostas metodológicas para as pesquisas em arte, educação e ciências humanas de um modo geral nem sempre contemplam as abordagens investigativas de alguns trabalhos nestas áreas. A partir do mote de discussão relacionado a uma pesquisa em artes cênicas, apresentamos neste artigo o surrealismo etnográfico como uma proposta outra para investigações dessas áreas. Além disso, também ressaltamos a alegoria do nó cristalográfico para expandir a reflexão sobre a escrita de pesquisa nestas áreas do conhecimento. Portanto, acreditamos que a proposição de novas alternativas metodológicas e abordagens epistemológicas podem vir a auxiliar no desenvolvimento de reflexões em outras áreas do conhecimento, não contempladas pelas tradicionalmente instituídas no meio acadêmico.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vagner de Souza Vargas, Universidade Federal de Pelotas.

Doutorando em Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas.

Denise Marcos Bussoletti, Universidade Federal de Pelotas.

Doutora em Psicologia, Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas.

Referências

ALEIXO, Fernando. Vocabulário poético do ator. In: Ouvirouver, n. 4, p. 31-59, 2008.

AMORIM, Marilia. O pesquisador e seu outro: Bakhtin nas Ciências Humanas. São Paulo/SP: Musa, 2001.

AMORIM, Marilia. Vozes e silêncio no texto de pesquisa em ciências humanas. In: Cadernos de Pesquisa, n. 116, p. 07-19, 2002.

BORNHEIN, Gerd Alberto. Brecht: a estética do teatro. Rio de Janeiro: Graal, 1992.

BRECHT, Bertolt. Estudos sobre teatro. Tradução de Fiama Pais Brandão. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.

BRETON, A. Manifesto do Surrealismo. Tradução de Sergio Pacha. Rio de Janeiro: Nau Editora, 2001.

BUSSOLETTI, Denise Marcos. Infâncias monotônicas – Uma rapsódia da esperança – Estudo psicossocial cultural crítico sobre as representações do outro na escrita de pesquisa. [Tese de doutorado]. Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.

BUSSOLETTI, Denise Marcos. O “nó cristalográfico” da imaginação criadora: escrita de pesquisa, surrealismo e representações sociais. Revista Iberoamericana de Educación, n. 57, v.1, p. 1-9, 2011. Disponível em: < http://www.rieoei.org/deloslectores/4195Marcos.pdf> Acesso em: 01 dez. 2014.

CLIFFORD, James. A experiência etnográfica: antropologia e literatura no século XX. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2008.

COSTA, Cléber José da Silveira. Linguagens-Resistências: Narrativas, escritas e desenhos no barro. [Dissertação de Mestrado]. Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.

GIL, José. Metamorfoses do corpo. 2. ed. Lisboa: Relógio D´Água Editores, 1997.

MARTINO, Junelise Pequeno. Memória culinária – Ler, cozinhar e escrever. [Dissertação de Mestrado]. Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2015.

NAMURA, Maria Regina. O aporte da estética na categoria sentido no pensamento de Vygotsky. II Colóquio de Psicologia da Arte – A correspondência da arte e a unidade dos sentidos, 2007.

STANISLAVSKI, Constantin S. Manual do ator. Tradução de Esther Mesquita. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

VARGAS, Vagner de Souza; BUSSOLETTI, Denise Marcos. Poéticas performáticas da voz: explorando arquétipos vocais na corporeidade do ator. Revista Boitatá, n. 15, v. 1, p. 33-46, 2013.

VARGAS, Vagner de Souza. Dramaturgia da corporeidade do ator: Proposta e reflexões. Revista digital do laboratório de artes visuais, n. 4, v. 8, p. 65-87, 2015.

VYGOTSKY, Lev. S. Pensamento e Linguagem. Tradução de Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

Downloads

Publicado

2015-10-29

Como Citar

Vargas, V. de S., & Bussoletti, D. . M. (2015). Surrealismo etnográfico: base epistemológica para a pesquisa em artes cênicas. Boitatá, 10(20), 301–316. https://doi.org/10.5433/boitata.2015v10.e31491

Edição

Seção

Seção Livre