Duas narrativas sobre Lampião: a voz crítica e dissonante de Antônio Francisco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2015v10.e31489

Palavras-chave:

Cangaço, Cordel, Mossoró, Antônio Francisco,

Resumo

Em junho de 1927, o grupo do cangaceiro Lampião tenta invadir a cidade de Mossoró/RN, sendo rechaçado pela defesa armada dos munícipes organizados pelo prefeito Rodolfo Fernandes. Esse fato histórico tem sido representado desde então largamente pelos artistas, sejam populares ou não. O acontecimento é também objeto de dois cordéis do mossoroense Antônio Francisco (1949). O autor dialoga com a tradição discursiva literária sobre o evento histórico, reinventando sentidos atribuídos habitualmente ao ocorrido em 1927. A partir disso, em um lúdico e inventivo jogo de espelhos, Antônio Francisco constrói sua crítica voraz ao tempo presente, propondo uma nova observação sobre o evento passado como ponto de problematização à atualidade, construindo um discurso dissonante que tanto questiona as interpretações do passado quanto as percepções comuns do tempo presente. Para o desenvolvimento desse trabalho, em um primeiro momento apresento a descrição histórica, conforme normalmente feita pelos registros historiográficos; passo em seguida a uma análise da escrita de Antônio Francisco em dois cordéis: A saga de um prefeito e o bando de Lampião (2011) e O ataque de Mossoró ao bando de Lampião (2006). Para tal feita, busco analisar as narrativas procurando compreender em que medida elas se constituem como discursos dissonantes em relação à versão oficial dos fatos e em que medida elas também se prestam à construção de uma crítica contundente ao status quo atual. O trabalho conta com o suporte fornecido pelas concepções teóricas desenvolvidas por Mikhail Bakhtin.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Felipe Gonçalves Figueira, Universidade Federal Fluminense

Doutorando em Literatura Comparada/UFF

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo. In. AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo e outros ensaios. Chapecó: Argos, 2010.

ARAÚJO, Antônio Amaury Corrêa de; ARAÚJO, Carlos Elydio Corrêa de. Lampião: herói ou bandido? São Paulo: Claridade, 2009.

BAKHTIN, Mikhail. Cultura popular na idade média e no renascimento: o contexto de François Rabelais. Tradução de Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 2010.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BEZERRA, Paulo. Dostoievsky: Bóbok - Tradução e análise do conto. São Paulo: Ed.34, 2005.

CURRAN, Mark J. O retrato do Brasil em cordel. Cotia: Atelier Editorial, 2011.

DAUS, Ronald. O ciclo épico dos cangaceiros na poesia popular do nordeste. Tradução de Rachel Teixeira Valença. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1982.

FERREIRA NETO, Cicinato. A misteriosa vida de Lampião. Fortaleza: Primus, 2010.

FRANCISCO. Antônio. O ataque de Mossoró ao bando de Lampião. Mossoró, Queima-bucha, 2006. (Suporte: cordel).

FRANCISCO. Antônio. Dez cordéis num cordel só. Fortaleza: IMEPH, 2011c.

FRANCISCO. Antônio. Veredas de sombras. Fortaleza: IMEPH, 2011.

FRANCISCO. Antônio. Os sete constituintes ou os animais têm razão. Mossoró: Queima-bucha. s/d. (Suporte: cordel)
FRANCISCO. Antônio. Sete contos de Maria. Fortaleza: IMEPH, 2011b.

FRANCISCO, Antônio; TOSCANO, Giovânia da Silva; ENÉIAS, Luiza Ferreira Pereira; FREIRE, Énio Érico. A escrita da vida e a vida na escrita da literatura de cordel - Entrevista com o poeta e cordelista mossoroense Antonio Francisco. In. Inter-Legere: Revista Semestral do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais. Natal: PPGCS/UFRN, 2010.

INÁCIO, Severino. Lampião queimou a fama no fogo de Mossoró. Mossoró: Queima-bucha, s/d. (Suporte: cordel).

JUAZEIRO, João Pedro do. Passagem de Lampião por Mossoró. Fortaleza: Folheteria Padre Cícero, 2005. (Suporte: cordel).

SAMPAIO, Marcos. Traições de Galalão e a morte dos doze pares de França. Juazeiro: s/e, 1973. Disponível em: < http://issuu.com/acervocordeis/docs/trai____es_de_galal__o_e_a_morte_do. Acesso em: 20 jan. 2015.

SCHOLLHAMMER, Karl Erick. Ficção brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.

Downloads

Publicado

2015-10-29

Como Citar

Figueira, F. G. (2015). Duas narrativas sobre Lampião: a voz crítica e dissonante de Antônio Francisco. Boitatá, 10(20), 264–285. https://doi.org/10.5433/boitata.2015v10.e31489

Edição

Seção

Seção Livre