A construção das personagens femininas nos cordéis de Maria das Neves Batista Pimentel

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2016v11.e31285

Palavras-chave:

Maria das Neves Batista Pimentel. Literatura de Cordel. Mulher. Autoria feminina. Patriarcalismo

Resumo

Maria das Neves Batista Pimentel foi a primeira mulher a romper a hegemonia masculina existente no universo da literatura de cordel na primeira metade do século XX. Em uma sociedade que limitava as experiências e ações femininas, era natural que as mulheres reproduzissem o pensamento vigente, principalmente os preceitos patriarcais, pois estes estavam arraigados na educação que recebiam desde o começo de suas vidas. Assim, a cordelista também reiterava, em seus versos, essas normas de conduta que eram impostas. O comportamento honrado, puro e virtuoso era o que se esperava de uma “mulher de verdade” e aquelas que não agissem dessa forma, desrespeitando as diversas regras patriarcais, estariam condenadas a diversos infortúnios e ao desprezo de uma grande parcela da sociedade. Procuramos então demonstrar neste artigo como a poetisa corroborou com essa ideologia em seus três cordéis publicados, analisando como as personagens femininas foram retratadas em seus versos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Letícia Fernanda da Silva Oliveira, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Doutoranda em Literatura pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" 

Referências

BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo. Tradução de Sérgio Milliet. Rio de Janeiro:Nova Fronteira, 2009.

MENDONÇA, Maristela Barbosa de. Uma voz feminina no mundo do folheto. Brasília: Thesaurus, 1993.

QUEIROZ, Doralice Alves de. Mulheres cordelistas: percepções do universo feminino na literatura de cordel. 2006. (Mestrado Literatura Brasileira) - Faculdade de Letras da UFMG,Belo Horizonte, 2006.

SAFFIOTI, Heleieth. A mulher na sociedade de classes: mito e realidade. São Paulo:Expressão Popular, 2013.

TERRA, Ruth B. L. Memória de lutas: literatura de folhetos do Nordeste, 1893-1930. São Paulo: Global, 1983.

ALAGOANO, Altino (Maria das Neves Batista Pimentel). O amor nunca morre. In: MENDONÇA, Maristela Barbosa de. Uma voz feminina no mundo do folheto. Brasília: Thesaurus, 1993, p. 221-232.

MENDONÇA, Maristela Barbosa de. O Corcunda de Notre Dame. In: MENDONÇA, Maristela Barbosa de. Uma voz feminina no mundo do folheto. Brasília: Thesaurus, 1993, p. 233-240. .

MENDONÇA, Maristela Barbosa de. O violino do diabo ou o valor da honestidade. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2015.

Downloads

Publicado

2016-10-11

Como Citar

Oliveira, L. F. da S. (2016). A construção das personagens femininas nos cordéis de Maria das Neves Batista Pimentel. Boitatá, 11(22), 192–205. https://doi.org/10.5433/boitata.2016v11.e31285

Edição

Seção

Seção Livre