Registros do capitão David: memória e performance na inscrição do Candombe da Lapinha

Autores

  • Ridalvo Felix de Araujo Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2016v11.e31263

Palavras-chave:

Narrativas orais/escritas, Candombe, Discurso memorialístico, Performance

Resumo

Os registros de Seu David, capitão do Candombe da Lapinha (MG), são palimpsestos tecidos pela grafia do performer de uma tradição transmitida pelas narrativas e cantos dançados.2 Neles o discurso memorialista evidencia-se nas narrativas como mais uma possibilidade de registro acerca dessa expressão afro-brasileira de matriz banto,3 bem como do seu surgimento na tradição do Rosário, em Minas Gerais, e formas de efetivação ritualística. Nesse ensaio, propomos uma análise da narrativa fundacional da tradição do Candombe e de alguns cantos que se intercalam nos manuscritos do capitão, considerando, para tanto, algumas reflexões teóricas, quais sejam: discurso memorialístico, história, narrador tradicional benjaminiano e poéticas orais. É importante destacar que essa articulação teórica faz-se, fundamentalmente, com base nos estudos de performance. Portanto, além da escrita, a mídia áudio visual é um artefato imprescindível para a apreciação da narrativa fundacional.

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Biografia do Autor

Ridalvo Felix de Araujo, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Teoria da Literatura e Literatura Comparada no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

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Publicado

2016-12-11

Como Citar

Araujo, R. F. de. (2016). Registros do capitão David: memória e performance na inscrição do Candombe da Lapinha. Boitatá, 11(21), 210–224. https://doi.org/10.5433/boitata.2016v11.e31263

Edição

Seção

Seção Livre