Poesia e música: lastro de oralidade na performance de Maria Bethânia

Autores

  • Renato Forin Junior Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2012v7.e31244

Palavras-chave:

Maria Bethânia, Oralidade, Poesia, Musical, Espetáculo

Resumo

Este artigo investiga as características do “espetáculo de música teatralizado” de Maria Bethânia e as relações do trabalho da intérprete com elementos das poéticas orais. Para tanto, recorre à história da ligação (tão íntima) entre música e poesia, desde a origem grega, passando pelo medievo, até as manifestações de vanguarda, que recuperam a voz de forma revolucionária. Um capítulo à parte reflete sobre a pujança da oralidade no Brasil - o que legou à nação a elegância de sua canção popular - bem como o salutar encontro entre música e teatro, que viria a originar belos shows teatralizados. Maria Bethânia figura como aglutinadora destas influências orais ao construir espetáculos de caráter autoral que valorizam a musicalidade da palavra, a dramaturgia, a interpretação e o jogo integral entre elementos cênicos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Renato Forin Junior, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestrando em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Referências

ALMEIDA, Tereza Virginia de. O corpo do som: notas sobre a canção. In: MATOS, Cláudia Neiva de et al (Org.). Palavra cantada: ensaios sobre poesia, música e voz. Rio de Janeiro: 7 letras, 2008. p. 316-326.

ANDRADE, Mário de. Pequena história da música. São Paulo: Livraria Martins, 1953.

BOSI, Ecléa. Cultura e desenraizamento. In: BOSI, Alfredo (Org.). Cultura brasileira – temas e situações. São Paulo: Ática, 1992. p. 16-41.

BUARQUE, Chico; LOBO, Edu. Choro bandido. Disponível em: www.chicobuarque.com.br/construcao/mestre.asp?pg=choroban_85.htm. Acesso em: 5 jan. 2011.

CALADO, Carlos. O jazz como espetáculo. São Paulo: Perspectiva, 2007.

CAVALCANTI, Berenice; STARLING, Heloisa Maria; EISENBERG, José (Orgs.). Decantando a República: inventário histórico e político da canção moderna brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004. v.1 - Outras conversas sobre os jeitos da canção.

CHOPIN, Henri. Mutações poéticas. In: MENEZES, Philadelpho (Org.). Poesia sonora – poéticas experimentais da voz no século XX. São Paulo: Educ, 1992. p. 60-73.

CÍCERO, Antonio. Finalidade sem fim – ensaios sobre poesia e arte. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

COPLAND, Aaron. Como ouvir (e entender) música. Tradução de Luiz Paulo Horta. Rio de Janeiro: Artenova, 1974.

DAVINI, Silvia Adriana. Voz e palavra – música e ato. In: MATOS, Cláudia Neiva de et al (Org.). Palavra cantada: ensaios sobre poesia, música e voz. Rio de Janeiro: 7 letras, 2008. p. 307-315.

DORIA, GustavoAlberto Accioli. Moderno teatro brasileiro: crônica de suas raízes. Rio de Janeiro: Serviço Nacional de Teatro, 1975.

FERNANDES, Frederico Augusto Garcia. A cegueira da leitura e a desfossilização da voz: a poesia oral na literatura de viajantes. Disponível em: <//hmi.ewi.utwente.nl/Cuba/content_e_2.html>. Acesso em: 18 dez. 2010.

FERNANDES, Frederico Augusto Garcia. Vanguarda, voz e virtus: apontamentos sobre os experimentalismos poéticos na internet. In: CORRÊA, Alamir Aquino (Org.). Ciberespaço: mistificação e paranóia. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2008. p. 106-117.

FERRAZ, Eucanaã. Caetano Veloso – letra só. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

FINNEGAN, Ruth. O que vem primeiro: o texto, a música ou a performance?. In: MATOS, Cláudia Neiva de et al (Org.). Palavra cantada: ensaios sobre poesia, música e voz. Rio de Janeiro: 7 letras, 2008. p. 15-43.

FONTANA, Giovanni. Oralidade, escritura, intermedialidade. In: MENEZES, Philadelpho (Org.). Poesia sonora – poéticas experimentais da voz no século XX. São Paulo: Educ, 1992. p. 129-132.

MALHADAS, Daisi. Tragédia grega: o mito em cena. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

MANOEL, Antonio. A música na primeira poética de Mário de Andrade. In: DAGHLIAN, Carlos (Org.). Poesia e música. São Paulo: Perspectiva, 1985. p. 15-47.

MANOEL, Antonio. Apresentação. In: DAGHLIAN, Carlos (Org.). Poesia e música. São Paulo: Perspectiva, 1985. p. 9-13.

MARIA BETHÂNIA - Música é perfume. Direção, Produção e Roteiro de George Gachot. Com Maria Bethânia, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Jaime Alem, Nana Caymmi e Miúcha. França/Suíça: Idéale Audience, 2005. 1 DVD (82 min.), documentário musical, son., color.

MATOS, Cláudia Neiva de. Poesia e Música: laços de parentesco e parceria. In: MATOS, Cláudia Neiva de. et al (Org.). Palavra cantada: ensaios sobre poesia, música e voz. Rio de Janeiro: 7 letras, 2008. p. 3-98.

MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 1964.

MENEZES, Philadelpho. Introdução: da poesia fonética à poesia sonora. In: MENEZES, Philadelpho (Org.). Poesia sonora – poéticas experimentais da voz no século XX. São Paulo: Educ, 1992. p. 9- 18.

MENEZES, Philadelpho. Poesia sonora – poéticas experimentais da voz no século XX. Idealização e comentários de Philadelpho Menezes; roteiro de Philadelpho Menezes e Franklin Valverde; apresentado por Franklin Valverde. São Paulo: Cultura FM, 1994. Programa radiofônico em quatro capítulos.

MINARELLI, Enzo. A voz instrumento de criação dos futuristas à poesia sonora. Sibila – Revista de Poesia e Cultura, Cotia, ano 04, n. 08-09, p. 178-215, set. 2005.

MINARELLI, Enzo. Polipoesia - entre as poéticas da voz no século XX. Londrina: Eduel, 2010.

MONTEIRO, Keila Michelle Silva. Corpo e performance na poesia cantada. Palimpsesto, Rio de Janeiro, ano 09, n. 10, 2010. Disponível em: <www.pgletras.uerj.br/palimpsesto/num10/dossie/palimpsesto10_dossie04.pdf>. Acesso em: 23 dez. 2010.

NASCIMENTO, Milton; BRANDT, Fernando. Canções e momentos. Disponível em: <//www.miltonnascimento.com.br/#/obra/>. Acesso em: 15 dez. 2010.

OLIVEIRA, Solange Ribeiro de. Introdução à melopoética: a música na literatura brasileira. In: OLIVEIRA, Solange Ribeiro de. et al. Literatura e música. São Paulo: Senac, 2003. p. 17-48.

PALAVRA Encantada. Direção de Helena Solberg. Roteiro de Diana Vasconcellos, Helena Solberg, Marcio Debellian. Com Antonio Cícero, Adriana Calcanhoto, Chico Buarque, José Miguel Wisnik, Lenine, Maria Bethânia, Martinho da Vila e Tom Zé. Rio de Janeiro: Radiante Filmes, 2010. 2 DVDs (84 min.), documentário musical, son., color.

POESIA SONORA – Poéticas Experimentais da Voz no Século XX. Programa radiofônico em quatro capítulos apresentado na rádio Cultura FM de São Paulo em setembro de 1994.

RENNÓ, Carlos. Gilberto Gil: todas as letras. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

RENNÓ, Carlos. Poesia literária e poesia de música: convergências. In: OLIVEIRA, Solange Ribeiro de et al. Literatura e música. São Paulo: Senac, 2003. p. 49-71.

ROSENFELD, Anatol. O teatro épico. 3.ed. São Paulo: Perspectiva, 1997.

VELOSO, Caetano. Verdade Tropical. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

VERMELHO, Alcir Pires; NASSER, David. Canta Brasil. Disponível em: <//letras.terra.com.br/gal-costa/46103/>. Acesso em: 5 jan. 2011.

WISNIK, José Miguel. Algumas questões de música e política no Brasil. In: BOSI, Alfredo (Org.). Cultura brasileira – temas e situações. São Paulo: Ática, 1992. p. 114-123.

ZUMTHOR, Paul. Escritura e Nomadismo. Cotia: Ateliê editorial, 2005.

ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. São Paulo: Casac Naify, 2007.

Downloads

Publicado

2012-06-10

Como Citar

Forin Junior, R. (2012). Poesia e música: lastro de oralidade na performance de Maria Bethânia. Boitatá, 7(13), 163–184. https://doi.org/10.5433/boitata.2012v7.e31244

Edição

Seção

Seção Livre