Silêncios, cheiros, sons e toques ritmados pelo batimento sanguíneo dos rapsodos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2012v7.e31242

Palavras-chave:

Silêncio, gestos, oralidade, performance

Resumo

Provocado por vozes teóricas que demonstram preocupações angustiadas para uma suposta extinção das narrativas ancestrais sufocadas pelo advento da palavra impressa ou do mundo contemporâneo, construo exercícios de escrita compreendendo que o poeta rapsodo ainda não ficou privado de uma faculdade que lhe parecia segura e inalienável: sua capacidade de intercambiar experiências. Pelo contrário, operando pelos meandros de um intenso interfluxo semiótico, pouco perceptível à sensibilidade dos estudos fundamentados em racionalidades indolentes, essas vozes desconstroem binarismos como aqueles separando o corpo do espírito, tecendo narrativas merecedoras de análises de maior complexidade. Na busca de argumentos que coloquem a prova as questões levantadas, há o desejo de analisar esses contágios e manipulações de séries corpo-semióticas e seus desdobramentos para o labor artístico desses artífices silenciosos. Pela necessidade de investigação para o objeto proposto, foram realizados os seguintes cuidados metodológicos: pesquisas bibliográficas pertinentes às temáticas à questão; exploração deste material teórico para a sistematização da complexidade dos objetos propostos para estudo; realização de entrevistas na busca do registro de narrativas para análise, e tratamento exaustivo às leituras realizadas refletido nesse exercício escrito-epistemológico.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Hiran de Moura Possas, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutorando em Comunicação e Semiótica PUC/SP

Referências

CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos. Rio de Janeiro: J. Olímpio, 2009.

DURAND, Gilbert. As Estruturas Antropológicas do Imaginário. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

FARIAS, Antonio. Ananindeua: 12 de abril de 2008. Entrevista concedida a Hiran de Moura Possas.

FARIAS, Antonio. Ananindeua: 22 de junho de 2009. Entrevista concedida a Hiran de Moura Possas.

GOELLNER, Silvana. A produção cultural do corpo. In: LOURO, Guacira Lopes et al. Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Rio de Janeiro: Vozes, 2003.

CÂMARA JR. J. M. Dicionário de linguística e gramática. Petrópolis, Vozes, 1977.

MERLEAU-PONTY, Fenomenologia da percepção. Tradução Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

MOREIRA, Maria Eunice; SILVA, Daniela; MANDAGARÁ, Pedro. O cânone em questão. Letronica, Porto Alegre, v. 2 , n. 1 , p. 114 - 116, jul. 2009. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/viewFile/6459/4695. Acesso em: 29. dez. 2009.

ORLANDI, Eni Puccinelli. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. Campinas: editora da UNICAMP, 2007.

SILVA, Otacílio. Ananindeua: 12 de abril de 2008. Entrevista concedida a Hiran de Moura Possas.

ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz: a “literatura” medieval. Trad. Amálio Pinheiro/Jerusa Pires Ferreira. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. São Paulo: Hucitec/Educ, 2000.

Downloads

Publicado

2012-06-10

Como Citar

Possas, H. de M. (2012). Silêncios, cheiros, sons e toques ritmados pelo batimento sanguíneo dos rapsodos. Boitatá, 7(13), 138–149. https://doi.org/10.5433/boitata.2012v7.e31242

Edição

Seção

Seção Livre