Xidzundzu: a incidência ocidentalizante sobre práticas tradicionais de ensino em Moçambique

Autores

  • Kenneth Ernesto Langa Escola de Comunicação e Artes (ECA)
  • Ridalvo Felix de Araujo Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2017v12.e30691

Palavras-chave:

Sistemas de ensino, Eurocentrismo, Resistência africana, Oralidade.

Resumo

Este ensaio é fruto de uma reflexão desenvolvida por um jovem moçambicano e um jovem pesquisador brasileiro. O estilo do texto tem na oralidade uma forma de tecer a catarse dos autores que não conseguem falar do presente sem recorrer aos conhecimentos herdados dos mais velhos, para se posicionar diante do que os incomoda latentemente: o SISTEMA DE ENSINO. Assim, a discussão percorre várias instâncias sociais do universo maputense, passando pelo Sistema de Ensino de base ocidental, que desvaloriza valores e práticas sócio-culturais dos povos africanos, até alcançar uma análise das antigas e atuais formas de coerção de práticas tradicionais de relação com os antepassados. Nessa perspectiva, insurge um contradiscurso de resistência dos povos e etnias que procuram restituir suas identidades e subjetividades em tensão com o que sistema europeu ainda persiste em nos violentar. Na condição de ex-colônias, as comunidades étnicas moçambicanas resistem com suas diversas línguas e práticas culturais milenares – sendo que algumas delas já se encontram em extinção –, contudo, o investimento escritocêntrico e eurocêntrico não tem descansado na busca de nos dizimar.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Kenneth Ernesto Langa, Escola de Comunicação e Artes (ECA)

Graduando na Escola de Comunicação e Artes (ECA), ator, encenador, dramaturgo na Companhia de Artes MAKWERHU, compositor e rapper

Ridalvo Felix de Araujo, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor em Teoria da Literatura e Literatura Comparada no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Referências

JANELAS. Disponível em: <http://alexsandro-cota.blogspot.com/2010_08_01_archive.html>.
Acesso em: 18 out. 2016.

ZAROLO. Disponível em: <http://zaloro.com/images/reed-dance-festival.html>. Acesso em: 04
out. 2016.

Downloads

Publicado

2017-09-14

Como Citar

Langa, K. E., & Araujo, R. F. de. (2017). Xidzundzu: a incidência ocidentalizante sobre práticas tradicionais de ensino em Moçambique. Boitatá, 12(23), 230–245. https://doi.org/10.5433/boitata.2017v12.e30691

Edição

Seção

Entrevista