Interações e parcerias no trabalho de campo: etnomusicologia, etnopoética e literatura oral

Autores

  • Cláudia Neiva de Matos Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2006v1.e30656

Palavras-chave:

Trabalho de campo, Informante, Etnomusicologia, Etnopoética, Literatura oral

Resumo

Entre os campos de pesquisa contíguos e interrelacionados à Literatura oral destacam-se, em nossos dias, a Etnomusicologia e a Etnopoética, disciplinas em que a compreensão sócioantropológica se combina necessariamente a uma sensibilização estética. O tratamento dos materiais pode variar da mais circunspecta pretensão à objetividade até uma hermenêutica permeável à subjetividade do analista. Todavia, e notadamente quando o processo inclui o trabalho de campo e sua etnografia, aflora, na quase totalidade dos casos, o problema ético, social, emocional e epistemológico da relação entre etnógrafo e etnografado. A atitude do estudioso diante do seu objeto/sujeito em estudo, e a interação que se dá entre eles, influem tanto no modo de abordagem investigativa como no tipo de discurso em que ela resulta. Na coleta, transcrição e/ou tradução de repertórios de arte verbal, destaca-se contemporaneamente a questão da performance, que contribui também para valorizar o papel atribuído ao informante e complexificar a condução do trabalho de campo. A partir de referências etnomusicológicas e etnopoéticas, este artigo discute tais questões, de modo a encaminhar uma reflexão sobre os caminhos e opções da moderna pesquisa em Literaturas orais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cláudia Neiva de Matos, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Letras. Professora aposentada da Uiversidade Federal Fluminense

Referências

ANDRADE, Mário de. O turista aprendiz. São Paulo: Duas Cidades, 1983.

BAUMAN, Richard. Folklore. In: BAUMAN, Richard (ed.). Folklore, cultural performances, and popular entertainments: a communications-centered handbook. New York: Oxford University Press, 1992.

CLIFFORD, James. Poder e diálogo na Etnografia: a iniciação de Marcel Griaule. In: CLIFFORD, James. A experiência etnográfica: Antropologia e Literatura no século XX. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2002.

COOLEY, Timothy J. Casting shadows in the field: an introduction. In: COOLEY, Timothy J. ; BARZ, Gregory F. Shadows in the field: new perspectives for fieldwork in Ethnomusicology. New York / Oxford: Oxford University Press, 1997.

DESROCHES, Monique; DESROSIERS, Brigitte. Notes "sur" le terrain. Terrains. Genève: Ateliers d'Ethnomusicologie, 1995. (Cahiers de musiques traditionnelles n. 8)

LAMBERT, Jean."Ceux qui n'étaient pas là ne pourront jamais comprendre…" Un ethnomusicologue sans magnétophone? Terrains. Genève: Ateliers d'Ethnomusicologie, 1995. (Cahiers de musiques traditionnelles n. 8)

MALINOVSKI, Brodislaw. Um Diário no Sentido Estrito do Termo. Trad. Celina Falck. Rio de Janeiro: Record, 1977.

MYERS, Helen. Fieldwork. In: MYERS, Helen (ed.). Ethnomusicology: an introduction. New: W.W.Norton & Company, 1992.

ROTHENBERG, Jerome. Ethnopoetics. The New Princeton Encyclopedia of Poetry and Poetics. 2002. www.ubuweb.com.

Downloads

Publicado

2006-06-14

Como Citar

Matos, C. N. de. (2006). Interações e parcerias no trabalho de campo: etnomusicologia, etnopoética e literatura oral. Boitatá, 1(1), 1–11. https://doi.org/10.5433/boitata.2006v1.e30656

Edição

Seção

Dossiê