Fatores que influenciam a síndrome da deficiência relativa de energia no esporte

Autores

  • Bianca Rodrigues Costa Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO)
  • Denise Leite Maia Monteiro Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Cláudia Lúcia Barbosa Salomão Hospital infantil São Camilo UNIMED Belo Horizonte
  • Leila Cristina Soares Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Palavras-chave:

Deficiência energética relativa no esporte, doenças ósseas metabólicas, amenorreia.

Resumo

Introdução: Inicialmente conhecida como tríade da mulher atleta, a síndrome da deficiência de energia relativa no esporte (RED-S) trata-se de uma complexa síndrome, na qual aspectos da função fisiológica, saúde e desempenho são afetados. Ela atinge atletas de ambos os sexos e seu mecanismo fisiológico se baseia na quantidade insuficiente de energia decorrente de atividade física excessiva e/ou ingestão inadequada de alimentos, levando a diversos prejuízos para a saúde dos atletas. Objetivos: Conhecer os principais prejuízos à saúde decorrentes da RED-S. Métodos: Revisão sistematizada a partir de pesquisa nas bases de dados eletrônicas: Medline (PubMed), LILACS e SciELO, usando como estratégia de busca: ("Relative Energy Deficiency in Sport/complications"[Mesh] OR "Relative Energy Deficiency in Sport/diagnosis"[Mesh] nos últimos 10 anos. Foram incluídos 7 coortes prospectivos, 6 estudos transversais e 1 ensaio clínico. Resultados: Os resultados mostraram que as atletas acometidas pela síndrome apresentaram prejuízos como baixa disponibilidade de energia, baixa taxa metabólica basal, distúrbios menstruais e alterações ósseas, incluindo lesões por estresse ósseo, além de alterações hematológicas como dislipidemia e hipoglicemia.   Conclusões: Este estudo valoriza a complexidade da RED-S e aponta que as complicações relacionadas a essa síndrome envolvem fatores endocrinometabólicos, físicos, bioquímicos e psicológicos. Entre as principais podemos citar alterações no ciclo do sono, diminuição da pressão arterial sistólica, dislipidemia, diminuição da temperatura corporal, distúrbios menstruais, problemas na saúde óssea, aumento do risco de desenvolver lesões por estresse ósseo, distúrbios alimentares e deficiências nutricionais. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Bianca Rodrigues Costa, Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO)

Discente do curso de graduação em Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO)

Denise Leite Maia Monteiro, Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora Associada da Faculdade de Ciências Médicas – UERJ;

Professora Titular do Centro Universitário Serra dos Órgãos – UNIFESO.

Cláudia Lúcia Barbosa Salomão, Hospital infantil São Camilo UNIMED Belo Horizonte

Coordenadora da Ginecologia Infanto puberal
Hospital infantil São Camilo UNIMED Belo Horizonte

Leila Cristina Soares, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora Adjunta da Faculdade de Ciências Médicas – UERJ

Downloads

Publicado

2021-06-10

Como Citar

Costa, B. R., Monteiro, D. L. M., Salomão, C. L. B., & Soares, L. C. (2021). Fatores que influenciam a síndrome da deficiência relativa de energia no esporte. Biosaúde, 22(2), 70–83. Recuperado de https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/biosaude/article/view/41032

Edição

Seção

Revisões