Conhecimento da equipe de enfermagem de uma unidade de terapia intensiva adulta sobre a parada cardiorrespiratória

Autores

  • Joceline Nunes Prestes Universidade Paranaense
  • Jacqueline Vergutz Menetrier Universidade Paranaense

Palavras-chave:

Parada Cardíaca, Enfermagem, Terapia Intensiva, Conhecimento,

Resumo

A Parada Cardiorrespiratória é a interrupção da atividade do coração e do pulmão, tendo como consequência lesões cerebrais e até a morte. O enfermeiro possui papel importante como educação continuada e treinamentos, permitindo melhora na qualidade dos serviços. O presente estudo trata-se de uma pesquisa de campo, de caráter quantitativo, descritivo e transversal. Tendo como objetivo identificar o conhecimento da equipe de enfermagem de uma Unidade de Terapia Intensiva adulta de um hospital do sul do país, sobre a Parada cardiorrespiratória. A amostra foi composta de 27 profissionais de enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva incluindo enfermeiros e técnicos de enfermagem. Das 19 variáveis estudadas sobre o conhecimento no atendimento em parada, em 13 delas as respostas que predominaram foram parcialmente corretas. A variável com maior número de acertos (85,2%) foi a ventilação do paciente não intubado, seguida pela posição das pás do desfibrilador no tórax do paciente e a finalidade dos fármacos utilizados na parada, ambas com 81,5% de acertos. A variável que a maioria dos pesquisados (59,3%) respondeu de forma incorreta foi a carga máxima utilizada no desfibrilador. Percebeu-se que 44,4% identificou somente a assistolia como ritmo de parada. No caso da carga máxima utilizada no desfribilador, dos 16 que responderam de forma incorreta, 25,9% responderam “200 joules”. Ao serem questionados sobre quem é o responsável pelo carrinho de emergência, 51,8% dos entrevistados consideraram, além do enfermeiro, o técnico de enfermagem como responsável. Essa pesquisa demonstra a necessidade de atualização da equipe de enfermagem, com capacitação teórica e prática, melhorando a assistência ao paciente. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Joceline Nunes Prestes, Universidade Paranaense

Acadêmica da 5ª série do curso de enfermagem da Universidade Paranaense

Jacqueline Vergutz Menetrier, Universidade Paranaense

Mestranda em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica pela Universidade Paranaense. Docente do curso de enfermagem da Universidade Paranaense.

Downloads

Publicado

2018-01-31

Como Citar

Nunes Prestes, J., & Vergutz Menetrier, J. (2018). Conhecimento da equipe de enfermagem de uma unidade de terapia intensiva adulta sobre a parada cardiorrespiratória. Biosaúde, 19(1), 1–11. Recuperado de https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/biosaude/article/view/27905

Edição

Seção

Artigos