Complicações clínicas que acometem o paciente diabético em uma unidade básica de saúde (UBS) do município de Ipuaçu-SC no primeiro semestre de 2014.

Autores

  • Leticia Mick Universidade Estadual de Londrina
  • Mariana Smaniotto
  • Daniela da Silva Stakonski
  • Luciano Teston
  • Mônica Raquel Sbeghen

Palavras-chave:

Diabetes mellitus, complicações clínicas, comorbidades

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar quais são as complicações clínicas mais frequentes que acometem pacientes diabéticos em uma unidade básica de saúde do município de Ipuaçu-SC no primeiro semestre de 2014. Realizou-se um estudo epidemiológico de corte transversal descritivo e com natureza quantitativa/qualitativa nos meses de maio e junho de 2014 com visita a domicílio a estes pacientes. Participaram do estudo 25 indivíduos cadastrados em um programa de educação em diabetes. Utilizou-se um formulário de entrevista, pré-estruturado contendo questões referentes a dados sociodemográficos, conhecimento sobre a doença, tratamento, dificuldades e complicações clínicas já desenvolvidas. Foi verificado que 100% dos indivíduos investigados tinham diabetes mellitus tipo 2, sendo mais freqüente em indivíduos do sexo feminino.  Em complicações clínicas, 16 indivíduos apresentaram, hipertensão arterial, 2 tiveram úlceras, onde um apresentou pé-diabético. Assim, esses indivíduos já apresentam algumas co-morbidades juntamente e controle metabólico insatisfatório.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2016-06-29

Como Citar

Mick, L., Smaniotto, M., da Silva Stakonski, D., Teston, L., & Sbeghen, M. R. (2016). Complicações clínicas que acometem o paciente diabético em uma unidade básica de saúde (UBS) do município de Ipuaçu-SC no primeiro semestre de 2014. Biosaúde, 17(2), 65–73. Recuperado de https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/biosaude/article/view/26364

Edição

Seção

Artigos