Qualidade da alimentação fornecida em uma unidade do sistema penitenciário do Estado do Paraná.

Autores

  • Bruna Thomé 1Programa de Pós Graduação Gestão em Desenvolvimento Regional, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Francisco Beltrão (PR)
  • Camila Eduarda Viana Programa de Pós Graduação Gestão em Desenvolvimento Regional, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Francisco Beltrão (PR)
  • Keli Cristina Fabiane Programa de Pós Graduação Gestão em Desenvolvimento Regional, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Francisco Beltrão (PR)
  • Mirian Cozer Programa de Pós Graduação Gestão em Desenvolvimento Regional, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Francisco Beltrão (PR)
  • Ana Paula Vieira unioeste - Universidade do Oeste do Paraná
  • Franciele Ani Caovilla Follador UNIOESTE - Universidade do Oeste do Paraná

Resumo

A alimentação fornecida ao sistema penitenciário brasileiro é alvo de diversas críticas. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade nutricional, microbiológica da alimentação fornecida em uma unidade do sistema penitenciário do Estado do Paraná.  A qualidade nutricional foi avaliada através da composição centesimal e valor calórico. Para a análise microbiológica foram determinados os coliformes totais, termotolerante e Salmonella spp. Assim, com relação a avaliação nutricional, constatou-se variações nas quantidades de macro e micronutrientes nas refeições disponibilizados na unidade do sistema prisional avaliada, sendo que a porção tem em média 1181,92 Kcal, excedendo o limite proposto pelo Programa de Alimentação do Trabalhador-PAT. Os carboidratos da porção apresentaram valores abaixo do recomendado pela legislação, porém as proteínas e as gorduras totais estão acima do proposto pela legislação. Microbiologicamente os alimentos servidos apresentaram-se dentro dos parâmetros exigidos pela legislação, no entanto, em relação às medidas caseiras, percebeu-se a necessidade de padronização, tornando as quantidades servidas homogêneas e de acordo com a legislação.

Palavras-chave: Saúde coletiva, alimentação, qualidade.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Paula Vieira, unioeste - Universidade do Oeste do Paraná

doutora em Ciência de Alimentos

Downloads

Publicado

2017-02-20

Como Citar

Thomé, B., Viana, C. E., Fabiane, K. C., Cozer, M., Vieira, A. P., & Caovilla Follador, F. A. (2017). Qualidade da alimentação fornecida em uma unidade do sistema penitenciário do Estado do Paraná. Biosaúde, 18(2), 75–81. Recuperado de https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/biosaude/article/view/24514

Edição

Seção

Artigos