Mortalidade materna e perfil socioeconômico e causal dos óbitos da 8ª Regional de Saúde do Paraná no período de 2008 a 2014.

Autores

  • Léia Carolina Lucio Solteira
  • Eloisa Édina Slongo
  • Lirane Elize Defante Ferreto de Almeida
  • Greicy Augusto Cezar do Amaral
  • Claudicéia Risso-Pascotto
  • Rosebel Trindade Cunha Prates
  • Carolina Panis
  • Aedra Carla Bufalo
  • Geraldo Emílio Vicentini

Palavras-chave:

óbitos maternos, causas diretas e indiretas, condição socioeconômica, serviços de saúde

Resumo

A Razão de Mortalidade Materna (RMM) é um indicador das condições de saúde e do desenvolvimento socioeconômico de uma região. Valores elevados da RMM podem sinalizar problemas na qualidade dos serviços de assistência à gestação, parto e puerpério. O presente trabalho teve como objetivo principal caracterizar o perfil socioeconômico e causal dos óbitos maternos registrados na 8ª Regional de Saúde (8ªRS) do município de Francisco Beltrão, PR, entre 2008 e 2014 e, comparar a RMM da 8ªRS com as demais regionais de saúde da Macrorregião Oeste do Paraná, com a RMM do Estado do Paraná e a RMM do Brasil. O estudo foi realizado baseado em dados coletados nos prontuários médicos, declarações de óbitos disponibilizados pela 8ªRS e através de acesso ao Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) (DataSus; Ministério da Saúde). A RMM para 8ªRS foi calculada pela divisão do número de óbitos maternos analisados pelo número de nascidos vivos por ano e o resultado multiplicado por 100 mil. Para as demais regionais de saúde, Estado do Paraná e Brasil as informações foram obtidas do SIM. As variáveis socioeconômicas investigadas foram: idade materna, escolaridade, ocupação, estado civil e raça/cor, apenas para a 8ªRS. Os resultados apontam para RMM elevadas no Paraná e Brasil, particularmente, para 8ª regional nos anos de 2009 e 2014. E traça um perfil socioeconômico das mulheres que foram a óbitos como aquelas com baixa escolaridade, ocupações simples, jovens entre 20 e 39 anos, solteiras e caucasianas. Além disso, pode ser observado que as causas de morte materna não caracterizam um grupo específico, mas retrata possível comprometimento no atendimento as gestantes o que poderia estar interferindo na RMM da 8ªRS do Estado do Paraná. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Léia Carolina Lucio, Solteira

Centro de Ciências da Saúde, UNIOESTE, Francisco Beltrão

Downloads

Publicado

2016-08-10

Como Citar

Lucio, L. C., Slongo, E. Édina, Defante Ferreto de Almeida, L. E., Cezar do Amaral, G. A., Risso-Pascotto, C., Trindade Cunha Prates, R., Panis, C., Bufalo, A. C., & Vicentini, G. E. (2016). Mortalidade materna e perfil socioeconômico e causal dos óbitos da 8ª Regional de Saúde do Paraná no período de 2008 a 2014. Biosaúde, 18(1), 9–20. Recuperado de https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/biosaude/article/view/24470

Edição

Seção

Artigos