Efeitos do óleo essencial do capim-limão (Cymbopogon citratus Stapf) sobre células humanas de melanoma (SK-MEL 147) e queratinócitos (HaCaT)

Autores

  • Jordanna Merlin Villaverde
  • Larissa Sanches
  • Vania Aparecida Terra
  • Rubens Cecchini
  • Alessandra Loureço Cecchini
  • Rodrigo Cabral Luiz

Palavras-chave:

óleo essencial, capim-limão, in vitro, melanoma

Resumo

O óleo essencial de capim-limão (Cymbopogon citratus (DC) Stapf) (OECL) e alguns de seus componentes têm sido descritos como potentes agentes anticarcinogênicos, antimutagênicos e antioxidantes. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo investigar os efeitos do OECL sobre células humanas de melanoma (SK-MEL 147) e queratinócitos (HaCaT) in vitro. Utilizando o teste de capacidade antioxidante total observamos que o OECL 1µl/ml apresentou atividade antioxidante eficiente. Todas as concentrações testadas (0,05; 0,1; 0,25; 0,5 e 1 µl de extrato por ml de meio de cultura) apresentaram redução na viabilidade e da proliferação para as células SK-MEL 147 (24h de tratamento), com indução de apoptose, necrose e autofagia, de acordo com a concentração testada. Para as células HaCaT, o OECL não apresentou atividade citotóxica ou antiproliferativa. Nossos resultados demonstram que o OECL pode ser uma fonte de produtos com atividade quimiopreventiva sobre o melanoma humano. Contudo, novas pesquisas devem ser realizadas para esclarecimento dos mecanismos e substâncias responsáveis pelos efeitos observados. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2016-02-09

Como Citar

Merlin Villaverde, J., Sanches, L., Terra, V. A., Cecchini, R., Loureço Cecchini, A., & Cabral Luiz, R. (2016). Efeitos do óleo essencial do capim-limão (Cymbopogon citratus Stapf) sobre células humanas de melanoma (SK-MEL 147) e queratinócitos (HaCaT). Biosaúde, 15(1), 22–36. Recuperado de https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/biosaude/article/view/20581

Edição

Seção

Artigos