Avaliação de anticorpos fixadores de complemento para Paracoccidioides brasiliensis em soros de cães naturalmente e experimentalmente infectados.

Autores

  • Tatiane Ferreira Petroni Universidade Estadual de Londrina
  • Paola Fernanda Fedatto
  • Andréia Aparecida Cofani Bianchini
  • Mario Augusto Ono

Palavras-chave:

Paracoccidioides brasiliensis, cão, complemento

Resumo

O fungo dimórfico Paracoccidioides brasiliensis causa uma das mais prevalentes micoses sistêmicas na América Latina. A paracoccidioidomicose (PCM), uma doença granulomatosa humana, pode atingir também animais domésticos e ainda não é bem estudada em cães. A infecção de cães por P. brasiliensis ocorre com freqüência porém até o momento há apenas um relato da doença natural em cão sugerindo que esta espécie é resistente. Os mecanismos imunológicos envolvidos na proteção não estão definidos. Considerando que o sistema complemento é um importante mecanismo efetor da imunidade humoral, este estudo teve como objetivo avaliar a presença de anticorpos fixadores de complemento para o fungo P. brasiliensis em soros de cães naturalmente e experimentalmente infectados. Amostras de soros de cães negativos e positivos para gp43 de P. brasiliensis foram avaliados na reação de fixação de complemento utilizando exoantígeno do fungo. Na condições utilizadas no estudo a reação de fixação de complemento não mostrou-se adequada para detecção de anticorpos anti-P. brasiliensis, possivelmente devido à baixa concentração de anticorpos nas amostras de soro ou à competição entre sub-classes de IgG não fixadoras de complemento com IgM anti-P. brasiliensis.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2016-08-24

Como Citar

Ferreira Petroni, T., Fedatto, P. F., Cofani Bianchini, A. A., & Ono, M. A. (2016). Avaliação de anticorpos fixadores de complemento para Paracoccidioides brasiliensis em soros de cães naturalmente e experimentalmente infectados. Biosaúde, 8(2). Recuperado de https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/biosaude/article/view/109-124

Edição

Seção

Artigos