Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Biosaúde?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Instruções para Publicação

NORMAS GERAIS

Todos os trabalhos destinados à revista deverão ser redigidos  em Português, Inglês ou Espanhol sempre com Resumo em Português e

Inglês, em espaço simples, fonte Times New Roman 12, páginas numeradas no ângulo superior direito e com margens de 3 cm (esquerdo) e 3 cm (direito).

As ilustrações, fotos, desenhos, gráficos, fórmulas, equações, mapas e diagramas, quadros e tabelas deverão ser incluídos após as Referências Bibliográficas.

O autor deve indicar, na mesma página dos dados de autoria, a categoria do trabalho, se Artigo Original, Revisão ou Comunicação e os dados para a correspondência.

A publicação de trabalhos depende do parecer da Assessoria Científica da revista.

Os trabalhos enviados para publicação na revista Biosaúde não devem ser enviados simultaneamente a outros periódicos, e os autores respondem pelos conceitos emitidos em seus trabalhos.

O manuscrito a ser submetido à publicação deve vir acompanhado de folha de rosto anexada como documento suplementar com as seguintes informações:

Título do trabalho com o(s) nome(s) completo(s) de autor(es). No caso de haver mais de um autor, deverá ser indicado o responsável pela publicação, constando

Utilizar 1, 2 e 3 sobrescrito para mencionar o local (Departamento, Universidade, Cidade, Estado e País).

Formato do manuscrito

No preparo do texto, os autores deverão obedecer à seguinte

ordem:

Título em português

Título em inglês

Nome(s) completo(s) do(s) autor(es)

Endereço para correspondência

Resumo em Português - Palavras-chave

Resumo em Inglês - Key Words

Introdução

Material e Métodos

Resultados

Discussão

Agradecimentos

Referências Bibliográficas

 

Título

Deverá ser breve e indicativo da exata finalidade do trabalho.

Resumos

Deverão ser concisos e claros, pondo em relevo de forma precisa os fatos essenciais encontrados e as conclusões obtidas; serem redigidos de forma impessoal e conterem no máximo 250 palavras.

 

Palavras-chave

Até 4 palavras-chave, separadas por vírgulas.

 

Introdução

Deverá estabelecer claramente os objetivos do trabalho e sua relação com outros trabalhos (mesma linha), evitando extensas revisões bibliográficas, dando preferência às citações de trabalhos mais recentes.

 

Material e Métodos

Deverão ser descritos de forma breve, objetiva e clara, e de maneira que possibilite, a repetição do trabalho. Quando o método for clássico na literatura não há necessidade de

detalhamento.

 

Resultados

Deverão ser apresentados com o máximo de objetividade e o mínimo de discussão ou interpretação pessoal e, se necessário, acompanhados de tabelas e/ou gráficos. É recomendado que os dados numéricos sejam submetidos à análise estatística.

 

Discussão

Deve ficar restrita ao significado dos dados e resultados alcançados relacionando-se com os dados pertinentes da literatura, com as conclusões finais.

 

Agradecimentos

Devem ser inseridos no final do trabalho, antes das referências bibliográficas quando for o caso.

 

Referências Bibliográficas

Referências deverão ser citadas no texto por números entre parênteses, em ordem de citação. Recomenda-se não ultrapassar de 40 referências para Artigos, 20 para Comunicações e 60 para Artigos de revisão. Deverão conter sobrenome e iniciais de todos os autores, ano de publicação, título do artigo, nome completo do jornal, volume e páginas e ano de publicação. Se a referência for livro, deve conter também nomes e iniciais de editores e cidade.

Exemplo:

Periódico: Wolff JA, Malone RW, Williams P, Chong W, Acsadi G, Jani A, Felgner PL. Direct transfer gene into mouse muscle in vivo. Science, 247: 1465-1468, 1990.

Livro: Redei A, Kelemen P. The presence of platelets in acute oedema. In. Inflammation Biochemistry. Eds., A. Bertelli and T.C. Houck. Amsterdam: Elsevier, pp. 161-165, 1969.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word e não ultrapassam 2MB.
  3. Dados de autoria de todos os autores devem ser preenchidos no processo de submissãoUtilize o botão "incluir autor"
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  5. No artigo de pesquisa que envolvem seres humanos e experimentação com animais vertebrados deve ser enviado como documento suplementar cópia do parecer de aprovação, com o respectivo número do Certificado de Apresentação para Apreciação Ética (CAAE), emitido por Comitê de Ética em Pesquisa e de acordo com a legislação do país de origem do manuscrito. 
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.