Potencial biorremediador de microrganismos: Levantamento de resíduos industriais e urbanos tratáveis no município de Maringá-PR.

Julio Cesar Polonio, Andressa Domingos Polli, Ligia Maria Crubelati Bulla, Priscila Rosseto, Caroline Menicoze dos Santos, Sandro Augusto Rhoden, João Alencar Pamphile, Hélio Conte

Resumo


A diversidade do meio ambiente está diretamente relacionada com equilíbrio ambiental, o qual é diretamente afetado pela liberação de resíduos industriais e urbanos. Algumas espécies de microrganismos podem atuar como decompositores, em processos de biorremediação, auxiliando na recuperação de áreas contaminadas. O município de Maringá, localizado no estado do Paraná – Brasil, vem apresentando rápido crescimento populacional e se destacando principalmente nos setores de construção civil, têxtil, entre outros. Como consequência, há o aumento de resíduos gerados e, desta forma, a necessidade de implantação de novas tecnologias de tratamentos de resíduos à fim de reduzi-los, de maneira a diminuir o impacto sócio-econômico-ambiental. A cidade conta com o Plano de Gerenciamento de Resíduos (PGR), que visa o controle dos resíduos produzidos e a sua destinação correta. Com o intuito de melhorar e buscar alternativas para o tratamento dos resíduos gerados, o objetivo deste trabalho foi relacionar os dejetos industriais e domésticos produzidos no município de Maringá com possíveis formas de tratamento utilizando, de maneira sustentável, o potencial biorremediador de microrganismos.


Palavras-chave


Fungos; Bactérias; Corantes; Metais Pesados; Pesticidas; Resíduos orgânicos

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2316-5200.2014v3n2p31

BBR - Biochemistry and Biotecnology Reports
Email: bbr@uel.br
E-ISSN:  2316-5200